Login  Recuperar
Password
  23 de Março de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

1ª Gala Óbidos + Ativo destacou três dezenas de homenageados pela prática desportiva

A primeira gala do programa “Óbidos + Ativo”, que se realizou no passado sábado à noite, no anfiteatro da Cerca do Castelo, em Óbidos, ficou marcada pela atribuição de diversas homenagens e distinções a pessoas ligadas à prática desportiva durante a época 2017/ 2018. Entre os premiados da noite estiveram dois atletas do desporto nacional, no âmbito do desporto adaptado, Nuno V

09-01-2019 | Mariana Martinho

Grupo de homenageados na primeira gala do programa Óbidos + Ativo
[+] Fotos
Grupo de homenageados na primeira gala do programa Óbidos + Ativo
Numa noite marcada pela emoção e pelo simbolismo, o “Óbidos + Ativo” procurou valorizar o trabalho desenvolvido pelos clubes e associações do concelho de Óbidos, assim como atletas que tenham obtido resultados relevantes em provas desportivas de âmbito nacional e internacional.
Esta gala, que também está inserida nas comemorações do Feriado Municipal, foi uma “espécie de balanço do primeiro ano de atividade do programa, que englobou 16 medidas nas vertentes da saúde, desporto e bem-estar”. Quem sublinhou isso foi a vereadora obidense com os pelouros da saúde e bem-estar, Margarida Reis, que também destacou a importância dos munícipes conhecerem o trabalho das várias coletividades e clubes, estando assim a par das ofertas que o concelho disponibiliza para todos na área desportiva.
Além disso explicou que pretendeu “estimular e incentivar a comunidade a praticar exercício, indo ao encontro das metas do próprio”.
Entre as 31 homenagens atribuídas, que consistiu em quatro categorias – reconhecimento, mérito, dedicação e homenagem, Margarida Reis confessou que “houve algumas surpresas, pois quando pensávamos que em alguns locais íamos ter equipas com mais referência a serem destacadas, acabaram por ser reconhecidas as pessoas, que habitualmente não se veem”.
No que diz respeito ao prémio homenagem, atribuído aos dois atletas do desporto nacional adaptado, a vereadora explicou que “decidimos homenageá-los pelo esforço e dedicação que tiveram para com Óbidos”, e ainda pela capacidade de indicar que o “desporto é para qualquer tipo de pessoa”. E “é isso que queremos tornar Óbidos, um centro turístico para desporto adaptado”.
Tendo em conta a realidade do concelho, o programa vai continuar a dinamizar atividades, no âmbito da saúde, desporto e bem-estar, como a realização dos rastreios e as caminhadas com os cães. Além disso vão iniciar a atividade “Escovagem dos dentes” aos alunos do 2º ciclo do complexo escolar obidense, em parceria com o Centro de Saúde. “Apesar de ser uma pequena coisa é mais um hábito que queremos oferecer às nossas crianças”, explicou a vereadora.
O programa também pretende abrir um gabinete de nutrição e de psicologia, equipar um apartamento para receber grupos de jovens que queiram participar no surf adaptado e ainda recuperar a antiga escola primária da Praia D’el Rey para criar uma “sporthouse”.
Como tal, “o Óbidos + Ativo possui programas mais virados para a parte desportiva e outros mais direcionados para a vertente do turismo”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, agradeceu a todos os homenageados, que competiram quer de forma individual, quer coletiva, mas também “aos que estão por detrás dos atletas”. Igualmente congratulou o trabalho que a vereadora Margarida Reis e a sua restante equipa têm vindo a desenvolver no âmbito do programa, “contribuindo e muito para aquilo que é o grande objetivo do desporto no nosso território, e ainda para este posicionamento de que não é só de competição mas de melhorarmos a partir do exercício físico e mudança de hábitos”.
Nesse sentido, alertou que “este é o momento de dar um salto maior para este programa e para esta prevenção, quem sabe se a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não pode ser também uma parceira, no alargamento deste programa dos 8 aos 80, gastando assim menos em médicos e na indústria farmacêutica”.
Relativamente às homenagens a Nuno Vitorino e a Caiá, o edil sublinhou que “estes dois jovens deram-nos duas grandes lições, em que uma delas é que afinal o desporto não tem limites”.

Homenagens divididas em quatro categorias

A gala foi um verdadeiro espetáculo de variedades. Começou com atuação de dança dos alunos da academia de ballet e dança Annarella, situada em Leiria, à qual se seguiu a projeção de um vídeo sobre o programa “Óbidos + Ativo”. Do cartaz musical também fizeram parte os Cotta Club Jazz Band, que atuaram várias vezes durante a gala, e uma demonstração de uma aula de zumba, com Joana Marcão, que dá aulas no Pavilhão Municipal.
Mas as estrelas da noite foram outras. O cartaz principal da festa foi atribuição dos prémios “Reconhecimento”, em que cada um dos 16 clubes indicou um atleta, colaborador, sócio ou equipa dentro da sua estrutura para homenagear, colaborando, assim, ativamente no programa.
As primeiras a serem galardoadas foram as seccionistas da Associação Desportiva e Artística de Óbidos, Ana Sofia Abreu e Inês Timóteo, que foram as “impulsionadoras desta academia na implementação da modalidade de patinagem artística, numa colaboração e articulação de excelência com toda a equipa técnica”.
Igualmente a atleta de patinagem artística Joana Maria, da secção de patinagem da Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha, foi distinguida pelo seu “empenho e trabalho, e sobretudo, pela capacidade de fazer sacrifícios pela equipa”.
Dentro desta categoria foram galardoados José Cirilo, atual treinador da equipa de Stand Up Paddle, Filipe Gonçalves, profissional de golfe no Bom Sucesso Golf Course, Evana Mandueke, atleta revelação na época 2017/ 2018 do Clube de Atletismo de Óbidos, Pedro Libório, do Bom Sucesso Tennis Academy, pelo percurso na modalidade, a Equipa BTT do Grupo de Cicloturismo de Gaeiras, pela conquista do troféu do oeste e ainda a equipa do Óbidos Bike Team, pelo trabalho desenvolvido em prol do clube.
Pela colaboração com o Sport Clube do Bairro e Veteranos do Bairro e pela sua consagração como campeã no Campeonato Nacional em Almeirim, Filomena Oliveira, também foi distinguida pelo programa com o prémio “Reconhecimento”, sendo a primeira mulher portuguesa a abraçar o paraciclismo.
Igualmente Diogo Câmara, atleta da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense, nos Campeonatos de Mundo de Fórmula Futuro, os elementos dos Trilhos de Óbidos, a diretora da União de Amigos do Olho Marinho, Cátia Pereira, e ainda o dirigente e atleta dos Veteranos do Pinhal, Paulo Pereira, foram galardoados na categoria “Reconhecimento”.
No que diz respeito aos Prémios de Mérito Desportivo, que pretendiam distinguir dirigentes, atletas naturais ou residentes de Óbidos, que na época desportiva 2017/ 2018 tiveram resultados relevantes em provas de âmbito nacional ou internacional, ou então que tenham representado seleções nacionais, foram homenageados doze atletas - Afonso Reis, Cláudia Mendinhas, Madalena Fortunato, Ana Rita Gomes, Joana Rebelo Figueiredo e atletas do Caldas Sport Clube (Diogo Clemente, Filipe Cascão, João Rodrigues, Nuno Januário, Rui Almeida, Thomas Militão e Vítor Rodrigues).
Para além dessas individualidades foram ainda homenageados os 35 atletas e equipa técnica, que representaram Portugal e o concelho de Óbidos, no projeto de Intercâmbio Desportivo Internacional em Reggio Emilia, Itália, no ano passado, acabando por trazer diversas medalhas para o concelho.
Também pela dedicação e pelo elevado empenho na organização das X Edições do Trail Noturno da Lagoa de Óbidos, os atletas Jorge Serrazina, António Miranda e Luís Nunes foram distinguidos pelo Prémio Dedicação.
O momento alto foi, porém, guardado para o fim, com a distinção aos atletas do desporto adaptado, Nuno Vitorino, presidente da Associação Portuguesa de Surf Adaptado, e Caiá, que hoje percorrem juntos algumas praias do país e desafiam todos a surfar pequenas e grandes ondas, tenham seis ou 88 anos. A eles foi atribuído o Prémio de Homenagem devido à forte ligação que estabeleceram no concelho de Óbidos, tendo participado e apadrinhado diversas iniciativas no âmbito do pelouro da saúde e bem-estar, no que diz respeito ao desporto adaptado.
Todos os elementos homenageados subiram ao palco, recebendo os troféus das mãos de várias personalidades.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar