Login  Recuperar
Password
  13 de Novembro de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas da Rainha, Ocorrências
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Mentira tornou-se viral

ASAE nega operação em loja chinesa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) assegurou ao JORNAL DAS CALDAS que não foi feita nenhuma operação deste órgão de polícia criminal no estabelecimento Hiper Shopping, nas Caldas da Rainha, como circulou na internet.

03-11-2018 | Francisco Gomes

O estabelecimento terá fechado por “insolvência” e não por outros motivos
O estabelecimento terá fechado por “insolvência” e não por outros motivos

A publicação de uma cibernauta no Facebook (cujo perfil entretanto terá sido apagado) a dizer que o estabelecimento tinha sido “fechado pela ASAE por matar cães e gatos, e guardá-los dentro do armazém da loja, para vender a restaurantes chineses” despoletou uma onda viral na internet, com centenas de partilhas e comentários, muitos de teor xenofóbico, a condenar uma ação que, na realidade, nunca aconteceu, segundo esclareceu a ASAE.
“A ASAE não realizou, no corrente ano, qualquer ação de fiscalização ao estabelecimento mencionado”, revelou a Divisão de Informação Pública deste organismo.
A avalanche de comentários acabou, no entanto, por provar que é a própria sociedade quem alimenta as “falsas notícias” e não os jornais, já que a imprensa, apesar de alertada pelo alarmismo transmitido através do Facebook, não chegou a publicar nada sobre o assunto.
Não fosse tema de conversa nos últimos dias, ultrapassando a barreira virtual e a qualquer esquina da cidade e até mesmo longe da região se tenha vindo a falar do alegado caso, muitas vezes com a convicção de era verdade, o JORNAL DAS CALDAS não atuaria no sentido de sossegar a opinião pública, já que desde logo se apercebeu tratar-se do habitualmente designado por “fake news” (notícias falsas), tão típicas das redes sociais.
Faltará, no entanto, perceber porque então fechou o Hiper Shopping há algumas semanas, o que deverá estar relacionado com a situação financeira e fiscal.
Um funcionário ligado à empresa disse ao JORNAL DAS CALDAS que o estabelecimento “fechou no dia 3 de outubro por insolvência”.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar