Login  Recuperar
Password
  15 de Novembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

A Internet está a aumentar o isolamento e stress social nos jovens

A saúde mental é uma das áreas privilegiadas pelo Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS ON) que está perante uma nova realidade que se prende com a dependência da Internet, que está a aumentar o sentimento de solidão entre os jovens. “Temos jovens do 1º e 2º ciclo a isolarem-se por causa da Internet e as famílias têm menos tempo para se preocuparem”, disse ao JORNAL DAS CALDAS Ana Pisco, diretora executiva do agrupamento, no final do IV encontro de Saúde Mental do ACeS ON, que encheu o auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro no passado dia 11.

16-10-2019 | Marlene Sousa

Sessão de abertura do IV encontro de Saúde Mental do ACeS ON, com o tema “Trajetórias de vida…rótulos para que te quero”
Sessão de abertura do IV encontro de Saúde Mental do ACeS ON, com o tema “Trajetórias de vida…rótulos para que te quero”

No encontro foi discutido o aumento do número de jovens que dependem da Internet e que está a causar “stress social” e “mais sintomas de isolamento” “Se não combatermos isto a muito curto prazo vamos ter sérios problemas”, salientou a responsável, adiantando que “o stress social acaba por influenciar o crescimento dos adolescentes porque a sua maturidade está a ser afetada por não terem o crescimento social e a construção da sua identidade vai ficar deturpada porque faltam outras componentes”.

A diretora do ACeS ON disse que hoje em dia a maioria das famílias não “consegue juntar-se para discutir assuntos, não se senta à mesa para uma refeição em família, anda atarefada e as crianças estão ocupadíssimas com a escola e atividades extracurriculares e quando chegam a casa estão saturadas e isolam-se na Internet, que funciona como um escape”.  

Mais do que as horas passadas de olhos postos nos ecrãs, as pessoas precisam de perceber que o contato com a família e amigos “tem de fazer parte do quotidiano”, daí que Ana Pisco considera fundamental “trabalhar em conjugação com as escolas”.

“Trajetórias de vida…rótulos para que te quero”, foi o tema deste IV encontro de Saúde Mental, onde também foi abordado o problema dos rótulos nas pessoas que podem ser marcas indeléveis para a vida e o bullying. “Estes são temas ainda pouco trabalhados e necessitamos de desenvolver competências e redes com os parceiros, para podermos intervir junto da comunidade que servimos”, salientou. 

Ana Pisco quer “uma maior abordagem do bem-estar físico e mental em que o foco não sejam unicamente os aspetos psicopatológicos”, mas também “o que é saudável e positivo na vida e no desenvolvimento do ser humano”. Para isso revelou que continuam com o projeto das equipas comunitárias de saúde mental a trabalhar em pleno no terreno, com reuniões regulares entre o Centro Hospitalar do Oeste, unidade das Caldas e o ACeS ON.

Segundo esta responsável, da parte do ACeS ON estão três psicólogos e do hospital são quatro profissionais da área de psicologia a trabalhar em rede.

O IV encontro de Saúde Mental do ACeS ON decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental. Além de Ana Pisco, a sessão de abertura contou com a intervenção de Luís Pisco, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo, José Carlos Gomes, do Instituto Politécnico de Leiria, Maria do Céu Santos, diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, e Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas.

Os alunos dos cursos Técnico de Turismo Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro colaboraram no evento. 

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar