Login  Recuperar
Password
  21 de Janeiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas da Rainha, Educação
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Alunos da ESAD.CR e JORNAL DAS CALDAS unidos em praxe solidária que rendeu mais de mil euros

Cerca de 150 caloiros da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) participaram na passada quinta-feira, nas Caldas, num “dia solidário”, alternativo às praxes tradicionais. Numa iniciativa organizada pela Comissão de Praxe – grupo académico da ESAD.CR, caloiros e veteranos andaram pelo centro da cidade a vender a edição do JORNAL DAS CALDAS.

04-10-2017 | Marlene Sousa

Caloiros e veteranos andaram pelo centro da cidade a vender a edição do JORNAL DAS CALDAS
[+] Fotos
Caloiros e veteranos andaram pelo centro da cidade a vender a edição do JORNAL DAS CALDAS

A praxe solidária rendeu 1142,17 Euros, que serão doados à Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha (ADSFA) que está a terminar a obra para a construção de um lar de idosos, uma valência muito necessária àquela freguesia rural que, nos últimos censos, tinha mais de 800 pessoas acima dos 65 anos. Os alunos venderam 750 jornais e aos compradores foi pedido que contribuíssem com o valor que quisessem dar.
Visando a integração dos novos alunos e fomentando o espírito solidário, a iniciativa visa este ano, na segunda edição, comprar equipamentos para o novo lar. “Com a verba angariada vamos comprar para o novo Lar de Alvorninha cadeiras de rodas, andarilhos e entre outros materiais de mobilidade”, disse Maria Rita Alves, carrasculum da comissão de praxe da ESAD.CR.
No ano passado os alunos angariaram com a venda do JORNAL DAS CALDAS 441,41 euros, que foram doados ao Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor.
Esta praxe solidária visou, segundo Maria Rita Alves, “dar um pouco de nós à região Oeste e é também uma maneira dos estudantes se juntarem com os caldenses”.
Os equipamentos comprados com a verba reunida serão em breve entregues à instituição caldense.
O caloiro Fábio Casaleiro, da Marinha Grande, que entrou no curso de Design Gráfico e Multimédia, considera a ação solidária uma ótima iniciativa porque “muitas pessoas têm uma ideia errada do que é a praxe e o que é ser caloiro”.
Rafaela Felizardo, no 2º ano do curso de Design Industrial, também andou a vender jornais e como é das Caldas ficou muito “feliz com a ação solidária porque estamos ajudar uma instituição local que precisa e também incentiva os caloiros a mostrar um pouco de si”.
Matte Descheemaeker, de Oliveira do Hospital, que entrou no curso de Desenho 3D, destacou a iniciativa como uma praxe “não agressiva onde estamos a ajudar a comunidade”.
Inserido ainda nas atividades de receção aos novos estudantes, decorreu no passado dia 20 um peddy paper, intitulado “Será que conheces bem as Caldas e os teus novos colegas?”, ação organizada também pela Comissão de Praxe da ESAD CR. Segundo a responsável, a iniciativa teve como objetivo “promover o reconhecimento da história e da cultura da cidade e, sobretudo, dar a conhecer alguns locais importantes na cidade como a esquadra da PSP, para sensibilizar sobre a segurança”.
“Tratou-se de um jogo onde se procurou, com atividades lúdico-pedagógicas, fomentar o convívio saudável entre “caloiros” e desenvolver o espírito académico e de equipa”, adiantou Maria Rita Alves.
A nova sede do JORNAL DAS CALDAS, situada na Rua Leonel Sotto Mayor, fez parte do peddy paper. Os alunos tiveram que saber que este órgão de comunicação social festejou este ano o 25º aniversário.
No dia 27 de setembro decorreu à noite, na Praça da República, a eleição da Miss e do Mister Caloiro.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar