Login  Recuperar
Password
  26 de Maio de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Alunos da ESRBP participaram no “Ocean Open Day”

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) do IPL Leiria proporcionou no passado mês aos alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP) uma visita recheada de atividades, com o objetivo de dar a conhecer um pouco melhor o mar e as áreas da ciência que se dedicam ao seu estudo e preservação.

24-04-2019 | Marlene Sousa

Estudantes da Rafael Bordalo Pinheiro foram convidados a participar no evento “Ocean Open Day” na ESTM em Peniche
[+] Fotos
Estudantes da Rafael Bordalo Pinheiro foram convidados a participar no evento “Ocean Open Day” na ESTM em Peniche
A visita de estudo envolveu 60 alunos do 10.º ano, turmas CT1 e CT2, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A. Teve como principal objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de atividades experimentais de Biologia e Química
Posteriormente, na disciplina de português, os alunos da turma 10.º CT2 redigiram uma reportagem sobre a visita, na modalidade de trabalho de grupo.
Segundo a professora de português, Teresa Belo, “além do objetivo de levar os alunos a refletir sobre as aprendizagens adquiridas, procurou-se, igualmente, sensibilizá-los para a importância dos meios de comunicação, com enfoque na imprensa escrita”.
Por esse motivo, pediu aos alunos que, nos seus trabalhos, procurassem respeitar as características deste género jornalístico, incluindo o grafismo mais “tradicional”.
No decorrer do dia, realizaram-se várias atividades nos laboratórios daquela instituição do ensino superior. Os alunos foram divididos em grupos para que todas as experiências pudessem ser realizadas dentro do tempo previsto e de modo organizado.
Na ESTM os alunos da ESRBP participaram em diversas atividades centradas nas áreas da bioquímica e da microbiologia marinha.

Extração de antocianinas da beterraba

Numa das atividades os alunos tiveram a oportunidade de extrair antocianinas da beterraba com recurso a 4 tubos de ensaio onde colocaram 4 substâncias diferentes juntamente com um palito de beterraba. Segundo o comunicado de um dos grupos de alunos, “esta atividade laboratorial coordenada pela Doutora Teresa Mouga teve o objetivo de extrair os pigmentos naturais que dão a característica cor rosa à beterraba e observar a sua variação na presença de diferentes substâncias. Os tubos foram numerados respetivamente com a sua ordem de preparação. Onde a pigmentação foi maior foi na presença de água fervida com beterraba isto significa que o melhor método para extrair as antocianinas é a temperatura.”.
Além de outras atividades laboratoriais, os estudantes visitaram a exposição “Plastic Free Ocean” da associação MarMeu. Tratou-se de uma mostra preenchida por diversas esculturas obtidas de plásticos recolhidos nas praias da região com o objetivo de alertar e sensibilizar os alunos para a quantidade de resíduos que acaba nelas e no mar.
“O uso de plásticos e falta de cuidados na reciclagem é abundante e esta exposição remete exatamente para isso com a demonstração de materiais utilizados diariamente como cotonetes, copos de plástico e rolhas”, relataram os alunos.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar