Login  Recuperar
Password
  26 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Associação Coração com Vida reabriu com o intuito de ajudar as pessoas

O espaço da Associação Coração com Vida, nas Caldas da Rainha, com a missão de desenvolver projetos com impacto social positivo na região, reabriu no passado dia 15, depois de ter encerrado quatro meses devido à pandemia.

17-07-2020 | Marlene Sousa

Associação Coração com Vida nas Caldas reabriu com dez voluntários
[+] Fotos
Associação Coração com Vida nas Caldas reabriu com dez voluntários
Paulo Francisco, pastor da Igreja Evangélica Baptista e presidente da mesa de assembleia da Associação Coração com Vida, disse ao JORNAL DAS CALDAS que o confinamento criou ansiedade e solidão entre os residentes das Caldas e concelhos vizinhos. “Um grupo que nos preocupa, é o daqueles que até à pandemia não se sentiam assim tão sós, mas foram confrontados com essa realidade e não sabem a quem recorrer”, manifestou.
O pastor acredita que agora que já reabriram, os “próximos meses vão mostrar-nos a nova realidade e estaremos aqui para ajudar”.
O que está na base deste projeto é o combate à solidão. O facto do espaço estar fechado foi prejudicial para muitas pessoas que estavam habituadas a recorrer à associação para combater o isolamento. “Durante o tempo que estivemos fechados recebemos vários telefonemas perguntando quando voltaríamos a abrir, pois sentiam saudades nossas. Esses pudemos acompanhar um pouco via telefone trazendo algum conforto através da escuta”, contou o pastor.
O responsável referiu que receberam vários pedidos de ajuda, mas o facto da “circulação pedonal e rodoviária na rua onde estamos (Rua do Montepio Rainha Dona Leonor) ter estado impedida devido às obras do município, dificultou o acesso aos nossos contactos, expostos na vitrina”, relatou.
A associação tem ao dispor das pessoas aconselhamento e uma área de convívio que dispõe de jogos de tabuleiro, televisão e partilha à volta de um café ou chá e um bolo.
O espaço tem ainda um banco de roupa e de brinquedos e realizam-se oficinas de artes, workshops, palestras e seminários e partilham-se habilidades. 
Está aberto neste reinício às 3ª e 4ª feiras, das 14h00 às 18h00, com medidas de segurança. O uso de máscaras é obrigatório e há higienização das mãos à entrada. Também há uma restrição do número de pessoas dentro do espaço e houve uma redução de mesas e cadeiras disponíveis, para garantir distanciamento. É feita a limpeza a cada utilização das mesas, cadeiras e bancada.
A Associação Coração Com Vida é uma organização sem fins lucrativos da Igreja Evangélica Baptista das Caldas da Rainha.
Embora a associação já tenha sido fundada em 2016, foi só em 2018 que a Igreja Baptista teve possibilidades de poder abrir um espaço preparado para receber as pessoas.
“O que está na base do projeto é o combate à solidão que é transgeracional, não é só um problema dos idosos”, sublinhou Paulo Francisco.
“Enquanto a pandemia estiver presente, o principal projeto é tornar bem visível que, no Coração com Vida, todos encontram alguém com quem possam conversar e serem ouvidos”, salientou. 
Outro problema apontado pelo pastor é a violência doméstica. “A situação preocupa-nos muito, pela perceção que todos nós vamos tendo através das estatísticas reveladas pela comunicação social”. 
“Todos nós precisamos estar atentos, pois ela está a crescer e à nossa volta”, alertou. 
“No âmbito mais burocrático, esperamos ainda esta semana formalizar o nosso pedido de integração na rede social da cidade e estamos também a terminar a candidatura ao estatuto de utilidade pública, junto da Secretaria-Geral da presidência do Conselho de Ministros”, referiu Paulo Francisco.
O espaço continua a fazer as doações de roupas a quem precisa. Durante o mês de julho decorre uma campanha de oferta de uma peça de roupa por qualquer doação a partir de um euro. 
As doações podem ser feitas à Associação Coração com Vida através do IBAN PT50 0007 0000 0031 2705 3032 3.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar