Login  Recuperar
Password
  18 de Janeiro de 2022
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Bombeiros das Caldas comemoram 120 anos com novo veículo de comunicações

Foi perante uma sala cheia de bombeiros e entidades oficiais que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha (AHBVCR) comemorou o seu 120º aniversário no passado domingo. Num clima de festa e de homenagem aos operacionais, cadetes, antigos bombeiros e um grupo de empresários, a cerimónia, que decorreu no quartel, serviu para entregar medalhas e condecorações aos bombeiros caldenses. O aniversário também foi assinalado pelo batismo de um novo veículo de comando e comunicações, intitulado Abílio Camacho, que vem reforçar os meios de combate aos incêndios. Numa cerimónia muito concorrida e carregada de simbolismo, o presidente da direção da AHBVCR, Abílio Camacho, destacou a importância de recordar os 120 anos de história da associação, pois foi “um momento em que um grupo de homens bons, tomou a decisão de por de pé uma estrutura que se dedicasse ao socorro de pessoas e bens”.

22-09-2015 | Mariana Martinho

O corpo de bombeiros formado em parada para receber as entidades
[+] Fotos
O corpo de bombeiros formado em parada para receber as entidades
“É uma história riquíssima com 120 anos consolidados, que queremos homenagear na presença das forças vivas da cidade de D. Leonor”, sublinhou o presidente, que também homenageou durante o seu discurso Henrique Sales como o responsável pelo grupo que levou a cabo o projeto social e humanitário.
Abílio Camacho destacou “o altruísmo presente em cada um dos elementos que integram todos os quadros da corporação”.
O comandante dos bombeiros, Nelson Cruz, afirmou que “comemora-se o centésimo vigésimo aniversário de uma associação em que os seus fundadores tinham vontade de bem-fazer e servir o próximo”. Destacou ainda a fanfarra, que celebra 60 anos de existência, que “representa sempre de forma exemplar a associação”.
Ao presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que também esteve presente na cerimónia, Nelson Cruz agradeceu pela criação da Equipa Permanente de Reforço Operacional, “que ainda não tem um ano de existência e já contamos com mais de 300 intervenções de socorro que habitualmente seriam efetuadas pelos corpos de bombeiros limítrofes”.
Igualmente afirmou que o novo veículo de comando e comunicações é de extrema importância para a organização em teatros de operações mais complexos e que “nos vai permitir dar uma resposta mais eficaz em cenários como o incêndio na localidade dos Cabreiros”.
O veículo, doado pela empresa Matudis, contou com uma verba de 12 mil euros da AHBVCR e com o “trabalho árduo por parte de alguns bombeiros que deram dezenas de horas, apenas com o verdadeiro espírito de amor à causa”. Também houve empresas que colaboraram com donativos, trabalho e material.
“Para mim foi de extrema importância esta homenagem que o corpo de bombeiros fez, ao dar o nome de Abílio Camacho a este veículo, sendo o reconhecimento de todo o trabalho que o presidente tem feito em prol dos bombeiros das Caldas”, adiantou o comandante, que agradeceu àqueles que com “muita coragem e altruísmo a troco de nada sacrificam a sua vida”.
Nelson Cruz também aproveitou para fazer um balanço do seu primeiro ano de comandante, pois foi um ano “difícil em termos operacionais, em que contámos com mais de 9400 ocorrências, a nível florestal mais de 180 solicitações de incêndio, das quais 52 foram fora do concelho e até do distrito. Ao nível interno e organizacional foram feitas algumas alterações para um maior rigor”.
“O investimento que a direção tem feito em veículos e obras de melhoria nas camaratas e na sala do bombeiro são passos largos para melhores condições para o corpo de bombeiros”, afirmou o comandante.
O presidente da Câmara disse que muitos bombeiros se empenharam em “prol desta associação que hoje é reconhecida por muitos como uma das principiais associações de voluntários do país”.
“É uma das maiores associações do distrito de Leiria, com cerca de 20 mil associados, sendo um sinal revelador de todo o prestígio e trabalho dos caldenses”, sustentou o autarca, que aproveitou para realçar o património humano do corpo de bombeiros caldenses.
Segundo Tinta Ferreira, a Câmara Municipal neste mandato aumentou “mais de 50% o apoio regular aos bombeiros e estamos empenhados em ajudar a direção num processo de requalificação das instalações, através de um projeto que está a ser elaborado para a candidatura a fundos comunitários”. Sublinhou que “esse projeto vai permitir que esta casa venha a ter melhores instalações”.
De seguida, as principais artérias da cidade receberam um desfile de todas as valências dos bombeiros. Os festejos culminaram com um jantar convívio na Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense.
?
Mariana Martinho

Condecorações


Medalha de Assiduidade Grau Cobre – 5 anos

Bombeiro 3a – Telmo Fernando Barros Jacinto

Bombeira 3a – Tânia Filipa dos Santos Soares

Bombeiro 3a – Emanuel Nascimento Rodrigues

Bombeira 3a – Maria Fátima Hipólito Silva 


Medalha de Assiduidade Grau Prata – 10 anos

Bombeiro 2a – Daniel Filipe Rebelo Ventura

Bombeiro 3a – Nuno Miguel Soares Albano

Bombeira 3a – Florbela Trindade Gonçalves

Bombeiro 3a – Abílio Tavares da Nazaré Pereira


Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 15 anos


Bombeiro 2a – Telmo Eduardo Lourenço Pacheco Gabriel Pacheco

Bombeiro 2a – Bruna Alexandra Marques Sousa Simões

Bombeiro 3a – João Miguel Isidoro Cabral

Bombeiro 3a – Pedro Miguel Bom-Homem Pereira


Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 20 anos

Bombeiro 1a – António José Carvalho Soares


Bombeiro 2a – Pedro José Filipe de Matos Silva

Bombeiro 2a – José Manuel Simões de Almeida

Bombeiro 3a – João Paulo Leonardo Palmeirão

Bombeiro 3a – Rui Manuel Fragata Marques


MEDALHA DO QUADRO DE HONRA

Chefe QH José Manuel Vicente Soares

Subchefe QH José Fernando Leal Soares Pinto

Subchefe QH Artur Rodrigues Félix 

Bombeiro 1a QH Pedro Jorge Loureiro Pereira

Bombeiro 2a QH Luís Manuel Gomes da Silva Sousa

Bombeiro 2a QH Eduardo Gil dos Santos

Bombeiro 3a QH Frederico Fernando Silva Vieira

Bombeiro 3a QH João Manuel Rebelo Henrique

Bombeiro 3a QH José Júlio Rocha Castanheira


Embora já tenham sido agraciados com as mais altas distinções da Liga dos Bombeiros Portugueses, por proposta do comandante Nelson Cruz foram agraciados com a Medalha de Honra:

Comandante QH Henrique de Almeida Sales Henriques

2o Comandante QH António de Almeida Gaspar Pereira




Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar