Login  Recuperar
Password
  1 de Abril de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Economia, Caldas da Rainha
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Cerâmica do Centro de Portugal apresenta-se à Europa

Nos dias 19 e 20 de fevereiro decorre em Portugal a quarta reunião europeia do projeto Interreg Europe CLAY com vista a conhecer a realidade cerâmica mais inovadora da região Centro, nomeadamente nas Caldas da Rainha, Alcobaça, Coimbra e Aveiro/Ílhavo.

05-02-2020 |

O projeto Interreg Europe CLAY, liderado em Portugal pela equipa do CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, tem como objetivo apoiar o setor cerâmico dando prioridade às novas tecnologias, fortalecendo marcas, e ao desenvolvimento de novos serviços para manter as vantagens competitivas e enfrentar o desafio da globalização. 

Este projeto CLAY reúne cinco regiões europeias (Umbria – Itália, Olenia - Finlândia, Ostrobothnia - Roménia, Limoges – França, Região Centro - Portugal) que têm tradições cerâmicas importantes e também pequenas e médias empresas inovadoras usando o intercâmbio interregional para identificar soluções para o desafio de combinar tradição e inovação, através da melhoria regional dos programas de inovação.

Tem ainda como principal finalidade mostrar que o produto, processo de design e a inovação podem manter tradição e modernidade visível e competitiva no mundo de hoje. 

A reunião em Portugal permitirá aos parceiros interregionais visitar polos importantes da produção cerâmica portuguesa mais inovadora, conhecendo experiências como da Braz Gil Studio e Faianças Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha, Perpétua, Pereira & Almeida (Cerâmicas S. Bernardo) em Alcobaça e Vista Alegre em Ílhavo.

Na reunião do projeto a realizar na Escola Superior das Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), na manhã do dia 19, haverá um workshop, aberto ao público em geral, sobre práticas inovadoras no processo produtivo, a apresentação pelos parceiros franceses de um roadmap para a cerâmica artística, bem como decorrerá uma mesa redonda sobre o ensino e a formação artística e artesanal na cerâmica em Portugal com a participação de representantes da Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Leiria, Cencal e Cearte. 

Às 9 horas do dia 19, na ESAD.CR, haverá uma sessão de abertura com a participação do presidente da Câmara das Caldas da Rainha, do presidente da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas, do diretor geral do CTCV e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar