Login  Recuperar
Password
  15 de Agosto de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Regional
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Cinco mortes e mais de cem casos confirmados durante uma semana na região Oeste

Entre as noites de 22 e 29 de junho a situação epidemiológica na região Oeste passou de 15 para 20 mortos, de 620 para 722 casos confirmados e de 296 para 325 casos ativos. O número de recuperados subiu de 309 para 377.

30-06-2020 | Francisco Gomes

Alcobaça regista cinco óbitos, Caldas da Rainha quatro, Peniche três, Nazaré e Torres Vedras dois. Uma morte foi registada em Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Bombarral e Lourinhã. Dos doze municípios do Oeste, em apenas três não há óbitos relacionados com o vírus: Óbidos, Cadaval e Alenquer.
No que diz respeito a casos ativos, Alenquer tem 68 (menos cinco), Caldas da Rainha 64 (mais dois), Alcobaça 58 (mais um), Torres Vedras 38 (mais 25), Lourinhã 30 (mais 18), Peniche 26 (mais quatro), Bombarral 22 (manteve), Arruda dos Vinhos 10 (manteve), Óbidos 6 (menos quatro), Sobral de Monte Agraço 11 (mais três), Cadaval 9 (mais quatro) e Nazaré 1 (menos um).
Alenquer é o concelho com mais doentes confirmados (200, mais 16) mas também com mais recuperados (132, mais 21). Seguem-se Caldas da Rainha (113, mais 15 confirmados) e Alcobaça (109, mais quatro confirmados).
No Hospital de Torres Vedras faleceram três doentes que estavam internados na área reservada Covid-19 desta unidade do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Segundo o conselho de administração do CHO, os três falecidos eram “doentes com idades avançadas, com doenças crónicas descompensadas e cuja causa de morte não está diretamente relacionada com a Covid-19”.
Foram infetados 14 doentes e nove profissionais de saúde da urgência. Os doentes infetados eram de vários serviços e os que se mantêm internados foram transferidos para a enfermaria da Covid-19.
O surto levou o centro hospitalar a testar 295 profissionais e 104 doentes. A instituição aguarda ainda por resultados de meia centena de testes realizados a profissionais.
Os doentes testados eram “contactos próximos relacionados com este surto, tanto de doentes, como de profissionais”.
A situação foi originada por “um doente assintomático assistido no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica”, que realizou um teste “validado como negativo, tendo tido alta”, de acordo com a administração hospitalar, que garantiu que “foram cumpridos os procedimentos previstos”. “Sendo o utente assintomático, não foi assistido na área Covid-19 criada para o efeito na unidade hospitalar de Torres Vedras na primeira admissão na urgência”, esclareceu.
“A situação clínica agravou-se e o doente regressou ao serviço de urgência após 24 horas, com queixas respiratórias. Realizou novo teste, o qual foi validado como positivo”, adiantou o conselho de administração do CHO, indicando que o doente, que estava no lar da Associação Social, Cultural e Humanitária da Atalaia, no concelho da Lourinhã, foi internado na área Covid-19.
Todos os utentes e profissionais do lar foram testados e apenas uma funcionária acusou positivo.
O concelho de Sobral de Monte Agraço registou a primeira morte com Covid-19. Trata-se de uma idosa com mais de 80 anos que se encontrava numa casa de repouso do concelho. Utentes e funcionários foram testados e deram negativo.
O último óbito registado nas Caldas da Rainha trata-se de um dos primeiros doentes com coronavírus e que se encontrava hospitalizado desde então.
Na sequência do caso positivo de um funcionário do lar do Montepio Rainha D. Leonor, na cidade das Caldas da Rainha, foram testados, na passada sexta-feira, 50 funcionários da instituição e 58 utentes. Sete utentes acusaram positivo no teste à Covid-19.
Segundo a Câmara das Caldas, “foram de imediato tomadas todas as medidas estipuladas no plano de contingência elaborado para estes casos e os doentes encontram-se em devido isolamento e monitorização, conforme determinado pela Autoridade de Saúde Pública, em articulação com a Segurança Social e Município das Caldas da Rainha”.
Em Alcobaça, dos cinco falecimentos, os dois últimos dizem respeito à Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota.
De acordo com Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, “associadas a estes falecimentos estão outras patologias e lesões cuja gravidade determinou inevitavelmente a morte”.
“Dou como exemplo o terceiro óbito registado no concelho: uma utente do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, que sofreu uma queda e consequente traumatismo craniano. Tendo esta utente previamente acusado positivo, a Direção-Geral da Saúde considera estes casos como falecimentos por Covid-19”, descreveu o autarca.
O presidente da Câmara revelou que todos os utentes do SAD da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota acusaram negativo nos testes efetuados na semana passada.
“Tudo nos leva a concluir que felizmente, e apesar das lamentáveis mortes, não se registou um contágio significativo no seio da comunidade, para além dos onze trabalhadores da instituição e de quatro familiares atualmente em quarentena, dos quais apenas dois são do concelho de Alcobaça”, manifestou.
No concelho do Bombarral, foram registados novos casos confirmados de Covid-19, entre os quais duas crianças, uma do sexo feminino e outra do sexo masculino, residentes no concelho do Bombarral e com relação direta. Ambos os casos encontram-se assintomáticos, em isolamento ativo, estando a situação a ser devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar