Login  Recuperar
Password
  21 de Janeiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Óbidos, Educação
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Complexo Escolar do Alvito

Crianças criam livro que desmistifica os medos

Aprender a combater os medos, ao mesmo tempo que se adquirem conhecimentos em várias matérias curriculares, foi o objetivo de um livro elaborado por alunos do primeiro ciclo do Complexo Escolar do Alvito, nas Gaeiras.

14-06-2018 | Francisco Gomes

Apresentação do livro pela professora Teresa de Jesus
[+] Fotos
Apresentação do livro pela professora Teresa de Jesus
"Sem Medos”, da turma do 1º C, é um livro escrito, ilustrado e paginado por crianças para outras crianças. Tratou-se de um projeto anual, trabalhado no ateliê criativo do complexo e em vários espaços escolares, nomeadamente, a sala de aula, com equipas educativas e em articulação com o currículo do 1º ano de escolaridade.
“Focámo-nos e focámos os alunos em processos que tornem o desenvolvimento do raciocínio e o poder de argumentação importantes para a vida futura dos nossos alunos”, referiu a professora Teresa de Jesus, na apresentação da obra, no passado dia 6.
Procurou-se “desenvolver competências como a investigação, as Tecnologias da Informação e Comunicação, exploração de materiais, aguçar a curiosidade, trabalhar a comunicação oral do saber expor e saber argumentar, trabalhar em equipa, trabalhar a auto-expressão, a criatividade (a visão criativa da criança), saber criar personagens, saber gerar suspense, saber inventar espaços, saber retratar situações, saber construir diálogos naturais, saber e perceber as onomatopeias, perceber como trabalhar em parceria com os pais, saber ler, escrever e interpretar”.
Assim nasceu “Sem Medos”, livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma das imagens e palavras. É um trabalho de parceria com os pais na construção das personagens do livro.
É contada a história de letras que tinham imenso medo de estar na escola e que reconquistaram a auto estima. Os alunos fizeram o mesmo e ultrapassaram medos como a voz alta da professora, medo de errar, medo do escuro, medo de se perder na escola, medo dos amigos maus, medo da confusão e do barulho, medo dos adultos ou até o medo de fazer os trabalhos.
Carvão, aguarela, guache ou pastel seco foram alguns dos materiais usados nos desenhos, onde criaram os seus medos com o objetivo de desmistificá-los, já que “cada vez que representamos o nosso medo, menos medo temos”, contou Cláudio Barroca, do ateliê.
É o primeiro livro criado e lançado pelos alunos do agrupamento, o que se tornou um momento importante, uma vez que vai ficar marcado para sempre na vida desta escola, como sublinhou o vice-presidente da comissão administrativa provisória, José Manuel.
Mónica Grais, encarregada de educação, destacou também que o livro serviu para “as crianças verem o produto final daquilo que idealizaram ao longo do ano”.
Os autores e ilustradores são Afonso Grais, Ana Rento, André Pequeno, António Filipe, Bianca Pestana, Constança Oliveira, Enzo Raimundo, Francisco Santos, Francisco Reis, João Silva, Maria Figueiredo, Maria Camacho, Santiago Pinto, Santiago Isidro, Esther Souza e Cristiano Claro.
O professor de inglês, Diogo Ribeiro, a equipa de trabalho da Área Curricular de Português das Equipas Educativas, formada por Maria Clara, Lúcia Santos, Guida Félix, Ricardo Bolou e Teresa de Jesus, e alunos do 1º D - Dinis Duarte, Eva Frade, Matilde Dias e Oliveiros da Silva, completam o projeto, que teve o design gráfico de Cláudio Barroca e João Agostinho.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar