Login  Recuperar
Password
  15 de Novembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha, Educação
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste venceu concurso Sabores da Idanha

André Faria e Daniela Ferreira, alunos finalistas dos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, venceram a final do concurso Sabores da Idanha/Sogrape Vinhos, que se realizou no passado dia 11 na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. O prémio foi um cheque de 1500 euros, a repartir pelos dois alunos.

25-04-2013 | Francisco Gomes

Daniel Pinto, diretor da EHTO, André Faria e Daniela Ferreira, e os chefes Luís Tarenta, Rui Filipe e Jorge Guilherme
[+] Fotos
Daniel Pinto, diretor da EHTO, André Faria e Daniela Ferreira, e os chefes Luís Tarenta, Rui Filipe e Jorge Guilherme
Este concurso tem como principal objetivo fazer despertar nos alunos das Escolas de Hotelaria o gosto pelos queijos tradicionais portugueses e a sua ligação com os vinhos, bem como fomentar o espírito de equipa e de partilha de conhecimentos,
Concorreram alunos de nível IV e V das escolas de hotelaria e turismo da rede escolar do Turismo de Portugal, em equipas de dois elementos, um para a área de cozinha e outro para a área de serviço de restaurante.
Participaram nesta final seis equipas relativamente a cada um dos agrupamentos nacionais, e cada uma apresentou uma entrada, um prato, uma tábua de queijos e uma sobremesa, acompanhados dos respetivos vinhos previamente selecionados.
A ementa vencedora foi: Aperitivo: Sangria de Frutos Vermelhos e Gazela Vinho Verde Branco; Entrada: Ravioli de Magret de Codorniz e “Queijo Amarelo Beira Baixa DOP” sobre aveludado de nabo e açafrão, acompanhado de “Mateus Rosé Sparkling Bruto”; Prato Principal: Napoleão de Pargo e “Queijo de Castelo Branco DOP” sobre Puré de Vitellote, Camarão Corado e Legumes caramelizados, acompanhado de “Herdade do Peso-Vinha do Monte Branco”; Tábua de Queijos: “Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP”, “Queijo de Castelo Branco DOP”, “Queijo Amarelo da Beira Baixa Velho DOP”, “Queijo de Castelo Branco Velho DOP” e “Requeijão Sabores da Idanha” com tostas e compotas diversas, acompanhado de “Herdade do Peso – Vinha do Monte – Branco”; Sobremesa: Tarte de “Requeijão Sabores da Idanha”, creme de vinho do porto, Frutos Vermelhos e crocante de chocolate com pepitas de “Queijo de Castelo Branco Velho DOP”, acompanhado de Porto Ferreira Dona Antónia – Reserva.
Está prevista a realização de um jantar temático aberto ao público na EHTO, durante o mês de maio, tendo como base a ementa vencedora.
Luís Tarenta, chef da EHTO, que acompanhou os alunos, manifestou que “a intenção destes concursos é mostrar os ensinamentos ao longo de três anos e correu muito bem”.
André tem 19 anos e ficou satisfeito com a vitória, até porque “a concorrência era muito alta”. O objetivo do aluno tirar a licenciatura e abrir um restaurante.
Daniela tem 17 anos e foi o primeiro concurso em que participou. Confessou que o nervosismo foi ultrapassado com a experiência que tem adquirido no serviço que tem prestado no restaurante de aplicação da EHTO. Com o prémio vai tirar a carta de condução.

Xadrez com copos

Por proposta da Associação Tabuleiro de Cores, a EHTO vai apresentar todas as semanas um problema de xadrez, recorrendo aos materiais utilizados no bar. As palhinhas servem para criar o rei, a colher serve de rainha, as facas são os bispos, limões são utilizados para os cavalos e os garfos as torres. Os peões são copos. No interior está água, quem jogar com a cor branca, e bebidas não alcoólicas para quem escolher a cor preta.

Francisco Gomes
Tags: Caldas, Rainha
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar