Login  Recuperar
Password
  15 de Novembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha, Global, Educação
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

“Cozinha de Autor”

João Gabriel confecionou e Frederico Moita chefiou serviço

A iniciativa “Cozinha de Autor” voltou a realizar-se no dia 27 de abril no pólo das Caldas da Rainha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), juntando os alunos finalistas dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

08-05-2012 | Francisco Gomes

Frederico Moita e João Gabriel/Foto Francisco Gomes
[+] Fotos
Frederico Moita e João Gabriel/Foto Francisco Gomes
A ementa foi elaborada por João Pedro Gabriel, de 20 anos, aluno do 3º ano do curso de Técnicos de Cozinha e Pastelaria. Natural de Lisboa, vive nas Caldas, e tenciona “ingressar numa grande unidade hoteleira” para “poder começar a trabalhar e aplicar o que aprendi ao longo dos três anos”.
Com sabores da cozinha portuguesa, que se propôs a reinventar, teve a missão de chefiar outros onze colegas na confeção a ementa.
“Ao princípio estava um bocado nervoso quando entrei na cozinha. Depois acalmou e decorreu normalmente”, contou, adiantando que a ligação com a equipa de sala “foi boa”, tendo os pratos saído “na altura certa”.
“Cozinhar para um cliente real não é a primeira vez, já em estágio passei por essa experiência”, relatou.
João Gabriel não tem tradição familiar na gastronomia. Vive com os pais, é filho único e, segundo confidenciou, “quase sempre sou eu que faço a comida”.
O serviço de sala foi chefiado por Frederico Moita, de 17 anos, natural e residente em Peniche. Já repetente nesta tarefa, disse que “o serviço correu bem e tive a semana para preparar a decoração da sala, optando por fazer um tema alusivo ao mar, uma vez que a ementa eram tradições portuguesas, juntando búzios e areia”. Para além disso teve a ideia de arranjar cinco frases sobre gastronomia, que foi buscar à Internet e que adaptou, deixando-as na mesa para cada cliente.
“Quero ingressar no ensino superior em Peniche, para gestão hoteleira ou marketing, e vou fazer testes de admissão. No verão vou tentar arranjar trabalho na área”, referiu.
Frederico Moita no primeiro ano na EHTO esteve na turma de Cozinha, mas “depois vi que não era para mim, e escolhi Restauração”.

Ementa

Entrada: Salada de Sapateira com Maionese de Lima e Ananás Grelhado
Sopa: Canja de Codorniz com seus Ovos e Aromas de Hortelã
Peixe: Truta com Molho de Amêndoa, Batata Torneada e Legumes Salteados
Carne: Perna de Frango Recheada com Farinheira e Tagliatelle de Pera Rocha
Sobremesa: Pudim Abade de Priscos com Espuma de Meloa e Hortelã
Extra: Brownie de Pimenta Rosa
Vinhos: Cerveja com lime juice (concentrado de limão mais doce), Planalto Douro 2010 (vinho Branco Seco), Sanguinhal Aragonez 2009 (Tinto) e cocktail Porto Filipe (para juntar ao Pudim – mistura de gema de ovo, vinho do Porto e açúcar, polvilhada com noz moscada).

Francisco Gomes
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar