Login  Recuperar
Password
  16 de Junho de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Antiga escola primária da Fanadia transformada em biblioteca

A antiga escola primária da Fanadia, na freguesia de São Gregório, Caldas da Rainha, que está desativada há vários anos, é agora uma biblioteca. Reaberta e inaugurada no passado sábado à tarde, a biblioteca conta com mais de oito mil livros doados pelo falecido sócio honorário da Associação MVC (Movimento Viver o Concelho), Henrique Nunes da Costa. No mesmo dia foram visitadas as requalificações feitas ao polidesportivo de São Gregório e ao campo desportivo da escola do 1º ciclo da freguesia.

31-05-2019 | Mariana Martinho

A biblioteca conta com mais de oito mil livros doados pelo falecido, Henrique Nunes da Costa
[+] Fotos
A biblioteca conta com mais de oito mil livros doados pelo falecido, Henrique Nunes da Costa
O espaço, que foi cedido pela Câmara Municipal, era “algo que estava semiabandonado e degradado há seis anos atrás, e que aos poucos foi tendo pequenas condições”, explicou o presidente da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, adiantando que a autarquia começou por reabilitar o espaço exterior, instalando um parque infantil no pátio da escola primária. Mais tarde, a câmara conseguiu reverter o processo de cedência do edifício para outros fins.
“Foi nessa altura, que o MVC nos apresentou a possibilidade de uma doação por parte de uma família, que reside há 25 anos na Fanadia, e que queria doar um espólio”, referiu Vítor Marques, sublinhando que “este é um projeto que começa agora, e que ainda não está finalizado”.
O edifício, agora renovado, sofreu “algumas melhorias”, tendo sido recuperado o soalho e trocado a parte elétrica, “que já não estava em condições”. Foram ainda criadas rampas para facilitar o acesso à população sénior, bem como casas de banho novas.
Para já, a biblioteca não vai estar aberta todos os dias devido à falta de recursos, pois ainda “falta catalogar todo este espólio”. Essa tarefa terá o acompanhamento da Biblioteca Municipal.
Igualmente o presidente da autarquia, Tinta Ferreira destacou a “oportunidade sugerida pelo MVC, que procurou estabelecer esta ligação com a Junta de Freguesia, de modo, a que hoje tenhamos aqui um espaço recuperado e requalificado, onde as pessoas podem vir ler e conviver ”. No que diz respeito ao seu funcionamento, o edil esclareceu que “a Junta de Freguesia em articulação com a comunidade vai encontrar uma solução para que este espaço esteja aberto à população”.
Presente também esteve a viúva de Henrique Nunes da Costa, que esclareceu que o seu “marido quis doar em vida os livros para a aldeia, e nada melhor do que este espaço, que agora está digno para os receber”. Contudo, “espero que o espólio seja estimado e preservado para que todos nós possamos vir aqui ler, e que não se torne apenas num depósito de livros”. Já o MVC aproveitou a ocasião para “agradecer todo o empenho, dedicação e investimento necessário para se poder realizar esta obra, quer à autarquia, quer à União de Freguesias”, e ainda para prestar uma homenagem ao benfeitor, com um minuto de silêncio.
Após a inauguração da biblioteca, a comitiva foi visitar o campo desportivo da escola do 1º ciclo da freguesia, que também foi requalificado, seguindo posteriormente para o polidesportivo de São Gregório, onde foi igualmente criado um espaço de fitness, um parque infantil e um estacionamento.
De acordo com Vítor Marques, “o valor investido nestes três espaços foi cerca de 85 mil euros”.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar