Login  Recuperar
Password
  18 de Junho de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

O baile de gala dos jovens caldenses finalistas

Com o final do ano letivo chega a conclusão de uma grande etapa para milhares de estudantes. O Baile de Gala dos Finalistas é sempre um evento de muita importância na vida dos estudantes, nomeadamente os do 12.º ano, que estão a terminar uma grande etapa das suas vidas.

06-06-2018 | Marlene Sousa

Francisco Andrade e Rafaela Gonçalves, da EHTO
[+] Fotos
Francisco Andrade e Rafaela Gonçalves, da EHTO
Todos os agrupamentos e escolas das Caldas da Rainha organizam o baile de finalistas. A tradição é mais forte noutros países, como nos Estados Unidos, mas a tendência já chegou aos jovens caldenses que se preparam para a meta final do seu percurso escolar.
O Baile de Finalistas marca o fim do 3º ciclo ou do ensino secundário. É uma “festa única da vida” pelo qual se passa uma vez apenas. Os exames nacionais ainda se vão realizar, mas a época dos bailes de finalistas já se iniciou nas escolas das Caldas da Rainha.
Os jovens aperaltam-se, vestem as melhores roupas, convidam o melhor par e divertem-se naquela que é uma das noites mais marcantes das suas vidas.
Por este motivo, o JORNAL DAS CALDAS falou com alguns finalistas sobre a preparação desse dia tão esperado.

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) foi o primeiro estabelecimento de ensino das Caldas da Rainha a realizar este ano o baile de finalistas. Com a presença de cerca de cem estudantes e seus pares, a festa final decorreu no passado dia 25, na Quinta da Giesta, em A-dos-Francos, que que está nesse momento a ser explorada por um ex-aluno da EHTO do Curso de Gestão de Turismo, Gilberto Belo, da empresa Belo Eventos.
Francisco Andrade, de 26 anos, do curso de Cozinha e Pastelaria, contou que quiseram inovar e escolheram como tema “A Gala dos Deuses”. Em vez do rei e rainha foram nomeados o Deus e a Deusa. “Toda a decoração e os centros de mesa com ligação aos deuses, incluindo as coroas e bastões, foram feitos pelos alunos das diferentes turmas”, relatou.
Houve uma dança surpresa e a animação musical esteve a cargo do ex-aluno Ruben Pastor.
Para Francisco Andrade foi um momento “único de convívio e despedida” até porque foi chamado para trabalhar no  Cascade Wellness & Lifestyle Resort de cinco estrelas em Lagos, onde esteve a estagiar.
Para Rafaela Gonçalves, de 23 anos, do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria, foi uma noite importante, “decisiva e cheia de história, sem dúvida”. Recorda toda a ansiedade em torno dessa noite, com a escolha do vestido “comprido, balão com riscas pretas e brancas que comprei em Lisboa e que custou 250 euros”. “Todas as minhas colegas encontraram o vestido perfeito, foram ao cabeleireiro e fizeram a maquilhagem”, apontou.
É de realçar que os alunos fizeram uma mostra gastronómica que contribuiu também para angariar fundos para a realização do baile de finalistas. “Houve colegas que conseguiram ir à festa final devido a essa ajuda financeira”, indicou.

Colégio Rainha D. Leonor

Com o tema dos “Contos” o Colégio Rainha D. Leonor realizou o baile de finalistas do décimo segundo ano no passado sábado, no pavilhão desportivo da escola, com a presença dos alunos, familiares e professores.
O baile iniciou com uma valsa em que todos os alunos participaram. Alguns dos rapazes convidaram as professoras para serem seus pares.
Destaque para a decoração, que trouxe um toque de elegância e requinte à festa, servida pelo restaurante A Lareira.
Joana Ferreira, de 17 anos, do Curso de Ciências e Tecnologias, andou um mês a preparar-se, “desde a escolha do vestido, aos ensaios de todas as atuações que alunos, pais e professores protagonizaram”. “São estes fatores que tornam a nossa gala tão especial e inesquecível, sempre com um toque de magia”, adiantou, a aluna.
Para o seu vestido comprido prateado, Joana Ferreira inspirou-se nas “red carpets” e criou o seu vestido com a “ajuda de uma costureira muito talentosa”.
Confessa que as expectativas em relação ao baile já eram altas e mesmo assim “foram superadas”. Foi para a aluna finalista uma noite “cheia de surpresas, carinho e felicidade, desde a surpresa ao entrar na sala toda decorada, passando pelas atuações dos pais dos alunos onde a minha mãe participou e me emocionou bastante, e dos alunos em que eu própria dancei, até às dedicatórias dos pais e professores”.
No final os alunos homenagearam os docentes. Uma iniciativa que já faz parte da “tradição”, para “mostrar o carinho e amizade que se cria ao longo dos anos com cada um deles”.
Querendo frequentar o curso de arquitetura, nesta reta final, após contacto com as várias universidades e opções, Joana Ferreira optou por concorrer para a  Nova School of Business and Economics, para o curso de gestão.    
Rodrigo Almeida, 17 anos, também do curso de Ciências e Tecnologias do Colégio Rainha D. Leonor, não teve palavras para a “emoção que senti”. “Superou completamente as expetativas que tinha”, revelou, adiantando que “nunca irei esquecer”.
Foi fácil a preparação para a festa. “Já sabia que queria um fato azul e uma gravata vermelha”, contou o estudante, que pretende frequentar o curso de ciências aeronáuticas para depois tirar o curso de piloto comercial.

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

?O Baile de Gala dos finalistas do décimo segundo ano da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro vai decorrer no dia 8 de junho, na Quinta das Acácias, em Rio Maior, com a presença de cerca de 200 pessoas.
Rita Costa, de 17 anos, da área de Ciências e Tecnologias, e Rafael Ezequiel, de 18 anos, também da mesma área, não só são finalistas como são da associação de estudantes e fizeram parte da organização da festa. Para o transporte optaram por alugar dois autocarros de forma a assegurar um maior nível de segurança, nomeadamente para quem beber.
Rita Costa optou por não comprar um vestido novo utilizando a sua criatividade na “transformação e personalização de um vestido preto que era da minha mãe”. Apostou nuns “sapatos confortáveis que depois possa usar noutras ocasiões”. Rita tem preferência pelas coisas “mais simples e confortáveis”. Pretende ingressar na universidade em Engenharia de Materiais.
Rafael Ezequiel pretende entrar no Técnico em engenharia mecânica e vai ser o par da Rita, levando um fato preto. Espera muita emoção na gala até porque “trabalhámos muito para que tudo seja perfeito”.
Para estes finalistas as expetativas são altas e esperam “divertirmo-nos numa festa que simboliza o encerramento de uma etapa muito importante”.

Agrupamento Escolas Raul Proença

A Escola Secundaria Raúl Proença vai realizar o Baile de Finalistas a 15 de junho na Quinta da Giesta, em A-dos-Francos.
Para Inês Marques, de 18 anos, da área de línguas e humanidades, vai ser uma festa importante pela “emoção e despedida”.
Para esta aluna será sem dúvida uma noite especial e quer “tudo a que tenho direito”. “Tenho vestido vermelho comprido, marquei cabeleireiro e maquilhagem”, contou, esperando gastar cerca de 300 euros.
Quer seguir direito e vai candidatar-se à Nova e à Clássica em Lisboa.
Ricardo Ferreira, de 17 anos, na área de Ciências e Tecnologias, comprou o seu primeiro fato que vai estrear no baile. A expetativa em relação à festa final é alta e espera “bom ambiente, amigos, música e emoções à mistura”.
Para o aluno, que quer ser polícia, é a “despedida de doze anos de estudo”.

Escola Técnica Empresarial do Oeste

A Escola Técnica Empresarial do Oeste vai realizar a festa de finalistas no dia 28 de junho. Inicia à tarde com uma sessão na escola com pais e alunos finalistas, onde será feita a entrega de um livro personalizado com imagens e dedicatórias dos professores. À noite decorre o baile na Quinta das Carrascas, em Alcobaça, organizado pela associação de estudantes em conjunto com o gabinete de projeto da escola.
Diana Costa, de 17 anos, é finalista do Curso Técnica de Turismo, e espera desfrutar ao máximo do baile. “Vai ser a última festa em que vamos estar todos juntos. Então, há que fazer tudo a que tenho direito: Vestido comprido verde água, penteado, maquilhagem e acessórios”.
Gabriel Gomes, de 18 anos, do curso de Multimédia, vai acompanhar Diana, e como já tinha o fato comprou uma gravata “verde água para ligar com o vestido do meu par”.
Depois de terminar o curso pretende continuar a estudar na área de cinema, indo candidatar-se à Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. “Sempre foi o meu sonho”, revelou.

Agrupamento de Escolas D. João II

No Agrupamento de Escolas D. João II os alunos que estão a terminar o novo ano também vão festejar com um baile de finalistas que vai decorrer a 8 de junho no ginásio da escola sede.
Esta festa, que simboliza o terminar de uma etapa naquela escola, não se realizava há mais de oito anos. Foi a associação de estudantes em colaboração com a direção que retomou a festa, que vai ter jantar servido pelo restaurante Paraíso e animação musical com o DJ Menaka.
O JORNAL DAS CALDAS falou com os alunos finalistas do nono ano, Bruna Machado e Tomás Silva, ambos com 15 anos, que vão ao baile juntos.
“É uma boa iniciativa porque vamos mudar de escola então acaba por ser uma despedida dos amigos”, disse Bruna Machado, que optou por um “vestido branco curto e umas sandálias pretas com um pouco de salto”. A aluna vai para a Escola Rafael Bordalo Pinheiro para a área de Ciências e Tecnologias, querendo no futuro seguir medicina.
Tomás Silva espera uma festa de “despedida dos colegas com muita emoção”, uma vez que se vai separar da maioria dos colegas, porque vai frequentar o curso de Cozinha e Pastelaria na EHTO.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar