Login  Recuperar
Password
  21 de Agosto de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Cultura, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Vinte e cinco alunos da Academia Desenhos do Bruno & Cia, das Caldas da Rainha, pintaram um mural, junto à Mata Rainha Dona Leonor, durante o projeto de Arte Pública de Verão subordinado ao tema "Mata Encantada e Rota Bordaliana".

Pintado mural “Mata Encantada e Rota Bordaliana".

O mural, que foi apresentado no passado sábado à tarde, faz parte do projeto Arte Pública de Verão, promovido pela Academia Desenhos do Bruno & Cia durante o mês de julho.

01-08-2018 | Mariana Martinho

 Alguns dos alunos que participaram na pintura do mural
[+] Fotos
Alguns dos alunos que participaram na pintura do mural
Subordinado ao tema "Mata Encantada e Rota Bordaliana", cada aluno escolheu uma personagem e ilustrou no mural.
De acordo com o cartoonista caldense Bruno Prates, a “iniciativa surgiu por sugestão de muitos pais, que questionaram se a academia iria ter atividades durante o verão”, por isso, “achei que era interessante fazer esta atividade só durante o mês de julho, e durante o período da tarde”. Esclareceu ainda que “não foi uma ocupação de tempos livres” mas sim, “um trabalho muito específico de desenho e pintura”.
“Toda atividade teve um fio condutor, desde o primeiro dia até ao último”, afirmou o cartoonista.
Nesse sentido falou com a junta de freguesia sobre a hipótese de pintar um muro ou uma parede da cidade, tendo optado por este, junto à Mata Rainha Dona Leonor, por uma “questão de valorização do espaço”.
Para o Bruno Prates estava “tudo perfeito para fazermos um trabalho interessante”, que juntou no total 25 alunos de várias idades.
O mural incluiu personagens ligadas à temática “bosque encantado, magia e encantamento”. Também os jogadores do Caldas Sport Clube estão representados no mural, através de uma “ilustração gigante”.
Do outro lado, no PT desativado, a academia optou por abordar elementos da Rota Bordaliana, o que ainda não está terminado.
“Todos estes trabalhos têm uma história ou uma mensagem”, referiu o cartoonista, adiantando que os alunos ficaram satisfeitos com o resultado final.
Além da ilustração do mural e da antiga PT, também houve aventuras no parque, nos museus da cidade, nos ateliês de artistas caldenses, nos edifícios públicos de interesse cultural e até aprenderam a fazer magia. Essa atividades, segundo Bruno Prates, igualmente serviu para “os conhecer melhor”.
Para o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, “esta era uma atividade que há dez anos que ando falar, visto que temos uma cidade de artes”, mas “felizmente este ano pela iniciativa do Bruno Prates conseguimos este magnifico trabalho”. Aliás, alertou que “este é o caminho da arte, o que não falta aí são muros para ilustrar”.
Igualmente sublinhou que a junta de freguesia está disponível em dar continuidade ao projeto de arte pública, na cidade, “comparticipando com as tintas, que neste caso rondou os 400 euros”, disse o autarca.
Revelou ainda para a possibilidade de um estudante da ESAD.CR ilustrar dois espaços da freguesia.
O projeto foi financiado pela Junta de Freguesia, com o apoio do Sporting Clube das Caldas, que emprestou o espaço para toda a logística.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar