Login  Recuperar
Password
  6 de Dezembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

“Desembrulhar sorrisos” recolhe presentes de natal para crianças desfavorecidas

No dia 14 de dezembro a Ordem do Trevo vai voltar a “Desembrulhar Sorrisos” nas Caldas da Rainha, com a habitual festa na Expoeste para as crianças mais carenciadas, que tem um espetáculo de animação e termina com a entrega de presentes e um mega lanche.

27-11-2019 | Marlene Sousa

 Foi no polivalente da Escola Secundária Raul Proença que arrancou a campanha de angariação de brinquedos para o projeto “Desembrulhar sorrisos”
Foi no polivalente da Escola Secundária Raul Proença que arrancou a campanha de angariação de brinquedos para o projeto “Desembrulhar sorrisos”

Foi no passado dia 19, no polivalente da Escola Secundária Raul Proença, que arrancou a campanha de angariação de brinquedos, jogos, livros, bonecos, entre outros, novos ou em muito bom estado, que servirão, este ano, para oferecer às 200 crianças (até aos 12 anos) desfavorecidas apoiadas pela Ordem do Trevo e às indicadas pelo Agrupamento de Escolas Raul Proença.

A atividade deste ano voltará a ter como destinatários as crianças apoiadas por esta associação e outras indicadas pelo Agrupamento de Escolas Raul Proença. 

O “Desembrulhar Sorrisos” iniciou há sete anos pela Ordem do Trevo, uma associação que promove iniciativas solidárias e que resolveu juntar-se a outras instituições para “se maximizarem esforços de forma a proporcionar um natal mais sorridente às crianças do concelho”, disse José Viegas, presidente da Ordem do Trevo. 

O responsável destacou o trabalho em rede que é feito entre as várias entidades, de forma a puderem colmatar todo o género de dificuldades da população.

José Viegas relatou que cada um dos vários parceiros da iniciativa tem um ponto de recolha onde podem ser entregues os brinquedos, que serão depois embrulhados e entregues às crianças mais carenciadas.

João Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, explicou aos alunos a ajuda solidária que a Ordem do Trevo presta à comunidade, apelando à sua colaboração no “Desembrulhar Sorrisos”, trazendo brinquedos para as crianças mais necessitadas. 

Destacou a parceria que se enquadra na educação para a cidadania e que pressupõe alunos mais “responsáveis, interventivos e solidários”. “Queremos uma formação integral, completa, que valoriza a solidariedade e o desenvolvimento da partilha”, salientou o responsável. 

Jorge Varela, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, afirmou que não “são só as crianças carenciadas que saem beneficiadas com uma ação destas”, acreditando que todos que vão saber desta iniciativa “vão ficar a pensar que há pessoas que sem querer nada em troca despendem do seu tempo para ajudar os outros”. “Passando esta mensagem para os mais novos estamos também a ajudar que o nosso futuro seja melhor”, salientou. 

O autarca recordou que em novembro de 2018, precisamente na apresentação da campanha de angariação de brinquedos para o “Desembrulhar Sorrisos”, revelou a adesão da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro ao projeto Abem, da Associação Dignitude, que apoia as famílias mais necessitadas no acesso aos medicamentos. “Esse programa hoje é um sucesso, temos muitas famílias que conseguem ter os medicamentos sem pagar porque é inadmissível que no século XXI uma pessoa vá à farmácia e só levante metade dos medicamentos pois não tem dinheiro para os comprar todos”, declarou Jorge Varela. 

O autarca anunciou que estão a concluir um projeto sobre inclusão de famílias estrangeiras que vieram para Portugal. “Não é fácil ir viver para outro país onde não conhecemos a língua e se a comunidade que já lá vive puder ajudar esses imigrantes a integrarem-se melhor na comunidade acho que é uma missão que vale a pena”, apontou. 

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar