Login  Recuperar
Password
  4 de Julho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Arrancam obras de conservação do Penedo Furado

A Câmara das Caldas da Rainha vai fazer mais uma intervenção de consolidação do Penedo Furado, na Foz do Arelho, devido aos problemas de estabilidade do raro e de relevância mundial geomonumento (monumento geológico), com milhões de anos.

16-06-2020 |

Mais uma intervenção de consolidação do geomonumento da Foz do Arelho
Mais uma intervenção de consolidação do geomonumento da Foz do Arelho
Ao longo dos anos têm sido feitos estudos com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e várias intervenções de salvaguarda deste que é um dos ex-libris da Foz do Arelho.
Este património natural tem sido fustigado pela implacável erosão causada pela chuva, vento e ação de organismos biológicos, como a vegetação arbustiva e plantas.
Cumulativamente, o desenvolvimento dos organismos e a presença de arvoredo na proximidade originam a deposição de detritos nas cavidades existentes.
As quedas e os desprendimentos de sedimentos resultam da abertura de fraturas e da diminuição da resistência da estrutura rochosa. Estas circunstâncias permitem a entrada e circulação da água, promovendo alterações que levam à desintegração da pedra.
A progressão e a intensificação destes processos determinam também que a zona do arco e a face sudeste do hasteal rochoso se encontrem numa situação muito vulnerável, elegendo-se estes locais como alvos prioritários para a implementação de medidas das do tipo já realizadas em intervenções prévias.
Com esta operação, e tal como já fez no passado, o Município quer minimizar o risco de derrocada e assegurar a sua preservação de forma mais duradoura.
Nesta primeira fase os trabalhos custarão cerca de 50 mil euros e serão realizados por uma empresa especializada nesta área. Serão implementadas diversas e cirúrgicas ações e haverá aspetos que passarão mesmo por alguns testes para averiguar quais os procedimentos mais adequados, tendo em conta que é fundamental preservar, no essencial, a identidade geológica e estética da formação.
O Penedo Furado foi formado no período jurássico. A área onde está implantado foi, em tempos, banhada pelo mar, mas devido ao recuo dos oceanos acabou rodeado por terra.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar