Login  Recuperar
Password
  19 de Fevereiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Motard FM

Caldense faz uma rádio dedicada aos motociclistas 24 horas por dia

O caldense Raul Gomes, de 48 anos, lidera uma rádio exclusivamente dedicada aos motociclistas, que pode ser ouvida na internet e tem uma legião de fãs e ouvintes em todo o mundo, atentos não só à música rock sobretudo dos anos 80, mas às divulgações de eventos e reportagens de concentrações motards, para além das entrevistas a motoclubes e notícias de desportos motorizados. A Rádio Motard FM está no ar online 24 horas por dia, algumas das quais em direto, sendo um projeto inovador em Portugal.

13-02-2019 | Francisco Gomes

Raul Gomes é instrutor de condução e tem um passatempo levado muito a sério: a Rádio Motard FM
[+] Fotos
Raul Gomes é instrutor de condução e tem um passatempo levado muito a sério: a Rádio Motard FM
A ideia de criar uma rádio online vinha sendo alimentada há muitos anos, mas só a 1 de maio de 2014 se concretizou e desde então o projeto vem sendo consolidado.
Tudo começou em 2000, quando Raul Gomes se deparou, por acaso, com uma concentração motard em Rio Maior. “Eu não sabia que havia, apesar de me dizerem que existiam cartazes. Achei que faltava informação e lembrei-me de fazer um programa de rádio para divulgar os eventos motociclistas. Foi assim que surgiu a emissão de um programa numa rádio em Óbidos”, contou.
O projeto cresceu. A dada altura, o radialista começou também a fazer as animações das próprias festas motards. Tornou-se conhecido do meio e acabou então por criar a Rádio Motard FM.
Alojada em www.motardfm.org, Raul Gomes confessa: “Infelizmente é apenas online e é um sonho grande passar a rádio física. Não sei se será possível. É um investimento avultado, mas seria o auge passar realmente ao FM”.
Contudo, não sente falta de ouvintes por causa disso. “Nos tempos atuais qualquer pessoa já se liga à internet em viagem e é fácil ouvir. Tenho muito feedback de ouvintes que são camionistas e que ao fim de semana também agarram nas suas motas. Já dispensam as pens e cds de música quando estão a viajar e ligam-se à internet para a escutar a rádio”, relata.
“É um desafio que tem sido um sucesso. Dá para ver quantas pessoas ouvem e de onde ouvem, e tenho ouvintes na Europa, Estados Unidos, África e até nos países asiáticos”, adianta.
Raul Gomes conta com o apoio de uma voz feminina, Daniela Azevedo, encarregue das notícias sobre desportos motorizados. “Eu privilegio o mototurismo e os motoclubes têm tempo de antena, porque o objetivo da rádio é divulgar as festas motociclistas”, refere.
A música que passa é sobretudo rock dos anos 80, época da sua infância e juventude, mas na rádio ouve-se de tudo um pouco como pano de fundo das reportagens, entrevistas e notícias.
“Se a tua paixão é motas e rock, esta é a tua rádio” é o slogan da Motard FM, que não tem fins lucrativos. “Tenho um trabalho que me sustenta [é instrutor de condução] e este é um passatempo, mas levado muito a sério e com grandes custos mensais, ao nível dos direitos da Sociedade Portuguesa de Autores, luz, internet e deslocações. Existem algumas parcerias com empresas e apoio de clubes de motociclismo que ajudam a suportar algumas despesas”, explica Raul Gomes.
O fundador da Rádio Motard FM tem também um programa de rádio sobre motas numa estação emissora em FM – a Rádio Mais Oeste, às sextas-feiras, às 21h, e aos sábados, às 20h.
Quanto à Motard FM, para além do site do internet, dá para ouvir via telemóvel usando várias apps: Tunein, radio.pt e streema ou Onlineradiobox
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar