Login  Recuperar
Password
  19 de Fevereiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Regional
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Procissão com chouriços honra São Sebastião

Mais de 800 quilos de chouriço foram preparados em Valado dos Frades, na Nazaré, para serem leiloados a favor de obras na paróquia. A procissão com os chouriços foi o ponto alto da festa, no passado domingo.

23-01-2019 | Francisco Gomes

Chouriços na procissão
[+] Fotos
Chouriços na procissão
Conhecida por festa das chouriças, em honra de São Sebastião, tem no leilão dos chouriços a forma de pagar promessas ao padroeiro pela cura de doenças ou proteção contra outros males.
É uma tradição na qual todos os habitantes querem participar ou assistir. A começar pelas gerações jovens, como os universitários naturais da terra, que fazem um pedido divino para “ultrapassar as dificuldades que são inerentes ao estudo e depois para que consigamos vingar no mercado de trabalho”, disse a estudante Rita Ferreira.
Já os ex-combatentes no ultramar e as tropas ativas agradeceram estarem vivos, tal como os motards.
Além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e emigrantes, seguiram também no cortejo as oferendas da população. Os chouriços foram vendidos em leilão para angariação de fundos para obras na paróquia, nomeadamente na sacristia.
Esta romaria com espírito comunitário juntou centenas de pessoas em torno de uma tradição cujas origens se perdem no tempo. “Registamos a forte adesão da população nesta festividade popular e religiosa. A nossa participação na iniciativa é de colaboração no reforço das tradições e da identidade cultural local”, afirmou Rui Marques, presidente da Junta de Valado dos Frades.
As festividades tiveram como juízes Ana Condinho e José Manuel Patrocínio. As celebrações religiosas foram presididas pelo padre José Dionísio.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar