Login  Recuperar
Password
  5 de Dezembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Agrupamento de Escolas Dom João II recebe encontro do Projeto Erasmus+

Entre 10 e 16 de novembro, a sede do Agrupamento de Escolas Dom João II, nas Caldas da Rainha, recebeu o primeiro encontro do projeto Erasmus+ “European Citizenship - Cultural, Historical, Economic, Lingual and Political Dimensions” (Cidadania europeia – dimensões cultural, histórica, económica, linguística e política). Este novo projeto, iniciado em setembro, irá decorrer durante os próximos dois anos letivos. Estão também envolvidas escolas da Alemanha, Espanha, Grécia, Itália e Roménia, as quais participarão nas cinco etapas do projeto.

20-11-2019 | Marlene Sousa

Grupo em Sintra
[+] Fotos
Grupo em Sintra

Cada fase do projeto europeu terá um tema específico, desenvolvido pelos alunos que fazem parte do Clube Erasmus+, sendo que em cada encontro, os estudantes estarão integrados em equipas multinacionais encarregues de produzir um produto final, refletir sobre o mesmo e assegurar a sua apresentação.

Este primeiro encontro começou com os alunos caldenses a receber os seus parceiros de projeto no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Aquando da chegada do último grupo, já estava instalado um clima de festa na zona de chegadas do aeroporto, com todos os alunos a conhecerem-se e a interagirem em pouco tempo, como velhos conhecidos. Estava alcançado o primeiro propósito deste projeto.   

Paralelamente às reuniões de trabalho do projeto que decorreram ao longo da semana, o Agrupamento promoveu uma série de saídas para visitas a locais com ligação à temática do encontro. Assim, o grupo visitou o Museu da Cidade e as Termas, em Caldas da Rainha, tendo ainda passado por Sintra, Mafra, São Martinho do Porto, Nazaré e Alcobaça. Todas as visitas foram do agrado dos participantes. No entanto, uma visita guiada ao interior da biblioteca do Palácio de Mafra espantou todos aqueles que tiveram o privilégio de poder admirar, de perto, um conjunto de obras literárias, muitas delas raras, algumas delas publicadas nos países de origem das escolas parceiras. 

Como sempre acontece nestes encontros, a intensidade com que se realizam todas as etapas do projeto fez com a semana passasse num ápice. Um jantar com a presença de setenta pessoas que participaram nas várias atividades do projecto marcou o final do encontro caldense. As várias promessas de reencontro realizadas entre os alunos envolvidos provaram a satisfação de todos os participantes. 

Testemunhos 

 

1 - Daria Calin, 12 anos, da Roménia

“Sou da Roménia e é a primeira vez que venho a Portugal. Adorei a escola e a simpatia dos alunos e professores. Da zona Oeste adorei as praias e o mar.

Esta escola é maior que a minha, mas a diferença das aulas não é muita. A temperatura no exterior é similar à Roménia, só que a nossa escola no interior é mais quente, tornando-se um pouco mais confortável.

Estou no 7º ano e quero seguir medicina como a minha mãe”

 

2 - Francisca Franco, 14 anos, da Alemanha

“Já estive noutra iniciativa de intercâmbio nas Caldas da Rainha e nesta escola. Continuo a gostar, daí que quis voltar. Adoro estas praias e as pessoas portuguesas são mais abertas e sorridentes do que no meu país.

Quanto à escola, estou no nono ano e nós na Alemanha iniciamos as aulas às 7h45 e terminamos às 13h00. Temos as tardes livres para estudar e participar em atividades”

 

3- Giulio Barotto,12 anos, de Itália

“É a minha primeira vez em Portugal. Gostei muito de conhecer a escola. A minha escola é um pouco mais pequena o que esta, mas as aulas começam às 8h00 e terminam às 14h00.

Adorei visitar Nazaré e São Martinho do Porto”

 

4 - Kostis Tsolakis, 14 anos, da Grécia

“É a primeira vez que venho a Portugal, aliás, é a primeira vez que visito um outro país da Europa. O que eu posso dizer sobre esta escola é que sendo um estabelecimento de ensino público é espetacular. Eu ando numa escola particular porque na Grécia as escolas públicas não são tão boas como esta.

Considero que os alunos portugueses estão mais confortáveis com os professores do que nós e isso é bom. No entanto, a cultura é parecida.

Na cidade gostei muito do Hospital Termal, além do cheiro caraterístico, foi muito bom conhecer a história das termas das Caldas”

 

5 - Irene Chapaca Tornel, 14 anos, de Espanha

“Frequento o nono ano e é a primeira vez em Portugal. Gostei de conhecer o Hospital Termal.

Gostei muito da escola, considero que as atividades são mais diversificadas do que no meu estabelecimento de ensino em Espanha” 

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar