Login  Recuperar
Password
  19 de Fevereiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Regional
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Aprovado louvor a ‘Ferrel, Capital da Luta contra o Nuclear"

A Assembleia da República regozijou-se pela concessão da marca “Ferrel, a Capital da Luta contra o Nuclear" à freguesia de Ferrel, Peniche.

06-02-2019 |

O voto de louvor, uma iniciativa do Grupo Parlamentar do PS, que teve como primeiro subscritor o deputado de Leiria António Sales, foi aprovado por unanimidade. “Estávamos em março de 1976 e Portugal vivia um período pós-revolucionário e pré-eleitoral, quando a iminência do ‘primeiro conflito ambiental da democracia’ convoca o povo de Ferrel para a rua, unido, contra a instalação de uma central nuclear para a produção de energia elétrica”, recordam os socialistas.
“Ferrel, freguesia do concelho de Peniche, mobilizou-se numa marcha genuinamente popular, e em protesto fez-se ouvir, impedindo a construção da projetada central”, lê-se no voto, que afirma ainda que “esta luta efetiva contra a opção pela energia nuclear é um legado histórico e um marco incontestável na memória coletiva deste povo”.
O PS garante ainda que este legado traspôs o âmbito local e assumiu um papel importante na vanguarda dos movimentos ambientalistas e no despertar da consciência ecológica na sociedade portuguesa contemporânea. “Em 2018, surge o justo reconhecimento pela luta do povo de Ferrel: por despacho do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, foi concedida a marca ‘Ferrel, Capital da Luta contra o Nuclear’, apontam os socialistas.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar