Login  Recuperar
Password
  21 de Janeiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Uniões de Freguesia urbanas das Caldas aderiram ao programa Abem e vão ajudar carenciados a comprar medicamentos

As duas Juntas das Uniões de Freguesia urbanas das Caldas da Rainha uniram-se e aderiram ao programa Abem, da Associação Dignitude, que possibilita a oferta de medicamentos a cidadãos em situação de carência económica que não tenham posses para adquirir medicamentos comparticipados que sejam prescritos por receita médica.

21-12-2018 | Marlene Sousa

Cerimónia de assinatura de protocolo com a associação Dignitude, que possibilita a oferta de medicamentos a cidadãos em situação de carência económica
Cerimónia de assinatura de protocolo com a associação Dignitude, que possibilita a oferta de medicamentos a cidadãos em situação de carência económica

A cerimónia de assinatura do protocolo realizou-se na passada segunda-feira, na sede da Junta da União de Freguesias das Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro. O acordo foi assinado pelos presidentes das Uniões de Freguesia urbanas, Vítor Marques e Jorge Varela, e pelo presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca. A sessão contou ainda com a presença do presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira.
Este programa permitirá às Uniões das Freguesias das Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e Santo Onofre e Serra do Bouro indicar famílias carenciadas que residem naquelas freguesias e que poderão ter acesso gratuito a medicamentos. O rendimento familiar per capita deverá ser inferior a 50% do Indexante de Apoios Sociais.
Os potenciais beneficiários do programa irão dispor de um cartão que têm que apresentar nas farmácias aderentes ao programa.
Nesse âmbito, as duas Juntas das Uniões de Freguesia urbanas comprometem-se a financiar, anualmente, com 100 euros, cada beneficiário identificado, até ao limite anual de dez mil euros (cinco mil para cada União de Freguesias). Cada Junta poderá entregar 50 cartões. Os valores restantes ficam a cargo do Fundo Solidário Abem e das farmácias.
Nas Caldas da Rainha as farmácias que aderiram são as seguintes: Branco Lisboa, Rosa, Caldense, Maldonado, Freitas, Central e as farmácias de Salir de Matos, Santa Catarina e Vidais.
O presidente da Cáritas Portuguesa explicou que o programa “pretende evitar que as pessoas tenham de escolher entre comer e comprar medicamentos, salvaguardando sempre a dignidade da pessoa”, já que na adesão ao programa é-lhes entregue um cartão para aviar a medicação “sem exibir a sua situação de pobreza”, que apenas fica no conhecimento do farmacêutico.
O responsável sublinhou que “há muitas pessoas que caem na pobreza por falta de saúde” e em boa hora nasceu o Abem, primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o Setor Social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o Setor da Saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
“Este programa ajuda a fazer a diferença na vida dos que não conseguem comprar os medicamentos que são indispensáveis à sua saúde”, adiantou o presidente da Cáritas.
Para Jorge Varela, este é um momento de alegria porque representa o “melhor que existe na política, duas Uniões de Freguesia unirem-se para ajudar a sua população”. Considerou que estas freguesias não devem “competir”, mas “sim, cooperar para o bem da população”.
O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro salientou ainda que este programa “é um complemento à rede social da Câmara, que já faz muito na área da ação social”. “2019 é o primeiro ano deste projeto, vamos acompanhar muito perto para verificar se tudo decorre como é previsto, para que os verdadeiros beneficiários não deixem de comprar os medicamentos porque não têm dinheiro”.
O presidente da União de Freguesia Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório falou da rede social do município, referindo que nesta área dos medicamentos “havia uma lacuna o que nos permite hoje estar aqui a assinar este protocolo e quem sabe mais tarde, apesar das limitações, outras freguesias do concelho adiram”.
Vítor Marques recordou que este programa era um sonho da Junta em mandatos anteriores, onde já tinha identificado a necessidade desta valência na área dos medicamentos. “Na altura José Cardoso e a farmácia Branco Lisboa lançaram as primeiras conversações para desenvolver algo desta natureza, mas não foi possível, daí que abraçámos de imediato este programa”, contou o autarca.
O presidente da Câmara sublinhou a “importância do papel do medicamento na melhoria da saúde”. Recordou que a rede social do município, dentro dos seus programas de apoio social, “tem também um fundo de emergência social com uma componente de apoio ao medicamento, mas só para situações de extrema urgência, não chegando a todos que precisam”.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, João Fredique, farmacêutico da farmácia Branco Lisboa, disse que apesar da crise estar a passar, “ainda há doentes, entre idosos e crianças, que não cumprem a terapêutica prescrita pelo médico por razões meramente económicas”. “Muitas vezes estão à espera do dia dez para conseguir comprar os medicamentos e da parte da farmácia existe alguma flexibilidade”, declarou o farmacêutico, acrescentando que “da parte das farmácias é bom estarmos a abraçar a Dignitude, que em parceria com outras entidades vai ajudar as pessoas mais carenciadas a seguir a sua terapêutica”.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar