Login  Recuperar
Password
  16 de Junho de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Sessão informativa sobre a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica

Núcleo de apoio aos doentes pode ser criado nas Caldas

Abrir novamente um núcleo de apoio da Myos - Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica em Caldas da Rainha, foi uma das vontades expressas durante a sessão informativa que se realizou no passado sábado, no auditório da Biblioteca Municipal, sobre estas duas doenças crónicas, que “infelizmente ainda são consideradas invisíveis”.

31-05-2019 | Mariana Martinho

A sessão informativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal
[+] Fotos
A sessão informativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal
Há cerca de dez anos esteve em funcionamento, no edifício do Hospital Termal, um grupo de apoio da associação, mas que deixou de existir. Agora, a Myos tem vontade de em breve abrir um novo grupo, estando já em andamento esse mesmo processo”, informou o presidente da Myos, Ricardo Fonseca, que também sofre desta doença crónica e reumática há cinco anos.
Segundo o responsável, é “preciso continuar a chamar a atenção das pessoas para a necessidade de prevenir o isolamento e fomentar a educação destes doentes, de modo a melhorar a sua qualidade de vida e a diminuir o estigma, relacionado com estas doenças invisíveis, mas reais para todos os que vivem com ela”. Além disso, “a maioria das pessoas ainda não tem a noção de que pode estar diariamente ao lado de indivíduos que sofrem destas doenças e ao passar a palavra, as pessoas vão estando de alerta”.
No caso da fibromialgia, que é uma doença caraterizada por dor músculo-esquelética generalizada, geralmente acompanhada de cansaço extremo, distúrbios do sono, dores de cabeça, entre outros sintomas, estima-se que afete “entre os 2 e os 5% da população portuguesa”, com predomínio nas mulheres acima dos 40 anos. Apesar de não ter cura e de haver pouco médicos no Serviço Nacional de Saúde que tratem esta doença, a qualidade de vida do doente pode melhorar se houver um tratamento adaptado.
Viver com esta doença é um dos maiores desafios de vida. Mas também “há muitos doentes com Fibromialgia, que sofrem de Síndrome de Fadiga Crónica (SFC)”, outra das “doenças invisíveis” às quais a Myos presta apoio. Com “situações mais graves” a SFC afeta 7 a 300 casos por cada 100.000 adultos, a nível global, não havendo estatísticas da prevalência em Portugal, nem especialistas para a diagnosticar.
Por isso é “tão importante existir um grupo de apoio, onde os doentes possam falar entre si e partilhar estratégias, sendo essa, por vezes, a melhor forma de os ajudar”.
O presidente da Myos também esclareceu que “a experiência mostra-nos que o prognóstico é, muitas vezes, mais favorável para os doentes com maior informação, conhecimentos de como gerir a sintomatologia no dia-a-dia e com maior apoio dos familiares, amigos, patrões e colegas de trabalho”. Apesar de ainda não ter local e hora definida, Ricardo Fonseca referiu que “a Myos quer abrir aqui um pois acredito neste trabalho de proximidade”.
Uma das possíveis orientadoras do grupo será Maria João Branco, que mostrou-se “cem por centro disposta a ajudar a associação a criar um grupo dedicado a esta problemática, que é muito mais grave do que aquilo que as pessoas pensam”.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar