Novo comandante tomou posse na capitania de Peniche
Decorreu no passado dia 21, nas instalações do Instituto de Socorros a Náufragos de Peniche, na presença do diretor geral da Autoridade Marítima e comandante geral da Polícia Marítima, o vice-almirante Sousa Pereira, a cerimónia de rendição nas funções de capitão do Porto de Peniche e comandante local da Polícia Marítima, do capitão-de-fragata Serrano Augusto pelo capitão tenente Vasco Toledo Cristo.
06-09-2018 |
Francisco Gomes
|
|
Vasco Toledo Cristo (segundo a contar da direita) rendeu Serrano Augusto (primeiro à direita) |
O novo responsável nasceu a 25 de outubro de 1981, em Lisboa. Ingressou na Escola Naval em 1999, tendo terminado o curso de Ciências Militares Navais – ramo Marinha, em 2004.
Em 2004, foi promovido a guarda-marinha, e após já ter efetuado o estágio a bordo do navio Álvares Cabral, embarcou como oficial de guarnição, tendo desempenhado as funções de adjunto do chefe do Serviço de Navegação e posteriormente de adjunto do oficial imediato para a gestão do pessoal. Durante todo o período desempenhou simultaneamente as funções de oficial de quarto à ponte.
Em agosto de 2008 assumiu o comando do navio Oríon, cargo que desempenhou até setembro 2010, altura em que, já como primeiro-tenente, frequentou o curso de especialização de oficiais em artilharia.
Assumiu as funções de chefe do Serviço de Operações de Superfície e Antiaéreas e em simultâneo de Oficial de Ação Tática do navio Bartolomeu Dias de junho de 2011 a julho 2014, momento em que foi destacado para o Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval, onde desempenhou funções de chefe do Gabinete de Operações de Superfície e Antiaéreas, incluído no Departamento de Formação.
Em novembro de 2015 iniciou a frequência do curso de promoção a oficial superior no Instituto Universitário Militar, tendo terminado o mesmo em julho de 2016. Nesta data assumiu as funções de chefe do Departamento de Operações da Escola de Tecnologias Navais. Foi promovido a capitão-tenente a 1 de outubro de 2016.
Em março de 2018 foi para a Escola de Autoridade Marítima, onde frequentou o Curso de Aperfeiçoamento em Autoridade Marítima.
Durante as suas comissões de embarque efetuou diversos treinos nacionais e internacionais, participou em vários exercícios e operações conjuntas e combinadas, contando com cerca de nove mil horas de navegação.
Participou ainda no planeamento de diversos exercícios e no seu controlo de execução.
Conta ainda várias formações, das quais se destacam estágio para comandantes e imediatos de Unidade Naval, Curso de Fiscalização em Espaços Marítimos e Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Tem diversos louvores e condecorações.
A jurisdição da capitania de Peniche abrange a área costeira entre o Bouro - Caldas da Rainha e a foz do Rio Sizandro – Torres Vedras, incluindo a Lagoa de Óbidos e o arquipélago das Berlengas.
Tags: