Login  Recuperar
Password
  13 de Julho de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Regional
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Criado o aspiring Geoparque Oeste

Foi criado o aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico (GO-TJ), que surgiu de um sonho do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, dos municípios do Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e da Sociedade de História Natural.

08-06-2020 |

Os 61 km de costa atlântica deste território proporcionam excelentes condições de observação da geologia regional
Os 61 km de costa atlântica deste território proporcionam excelentes condições de observação da geologia regional
Com este desejo, estas entidades assinaram um memorando de entendimento e apresentaram-se como dinamizadores de uma candidatura a geoparque mundial da UNESCO. Foi criada a Associação Geoparque Oeste (AGEO), constituída por uma equipa com dois coordenadores (executivo e científico) e três técnicos responsáveis pelas áreas da geologia, administração e comunicação, tendo como objetivo dinamizar a candidatura a médio prazo.
Desde então, a AGEO tem participado em encontros nacionais e internacionais de geoparques mundiais, com o propósito de divulgar a riqueza geológica, mas também turística, que carateriza este território.
A área territorial do aspiring GO-TJ é constituída, na sua totalidade, por 879km2, com cerca de 158.000 habitantes, correspondendo ao conjunto dos municípios referidos.
Em termos geológicos, em cerca de 2/3 deste território encontram-se à superfície rochas do Jurássico, 1/5 rochas do Cretácico e 1/8 rochas de outras idades. Abrangendo quase todo o Mesozóico e uma parte do Cenozóico, no aspiring GO-TJ conta-se assim uma história com mais de 200 milhões de anos.
Os 61 km de costa atlântica deste território proporcionam condições de observação da geologia regional, com afloramentos de excecional continuidade ao longo das suas falésias. Em algumas destas podem ser observados fósseis, com claro destaque para os dinossauros, atraindo o turista regular, bem como cientistas e turismo científico de todo o mundo. Por outro lado, também as praias de areia são um grande atrativo local e trazem numerosos visitantes e veraneantes durante todo o ano.
“No entanto, o território do aspiring GO-TJ não é só dinossauros e rochas antigas. Aqui é possível conhecer e vivenciar, como em mais nenhum território, o sucesso que as tropas luso britânicas tiveram nas diversas invasões francesas, experimentar uma das melhores aguardentes vínicas do mundo, passear e conhecer os vinhos e a vinha do Oeste com visitas inesquecíveis a quintas e solares, saborear a verdadeira pêra Rocha na sua capital, o Bombarral, sonhar com os amores de Pedro e Inês, enquanto se passeia pelas muralhas de um dos castelos mais belos de Portugal – Óbidos”, descreve o departamento de comunicação e imagem.
“Estas caraterísticas ilustram a relevância e o potencial científico, educativo e geoturístico deste território, que tem por base três principais objetivos: Promover a preservação, conservação, valorização e divulgação do património natural e cultural, com especial ênfase no território geológico, contribuir para o aumento do bem-estar e da melhoria de qualidade de vida das populações, e contribuir para a criação de condições de usufruto responsável do património natural e cultural do aspiring GO-TJ, pelas populações locais e visitantes”, adianta.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar