Login  Recuperar
Password
  24 de Setembro de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Economia
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Canal História promove série “Forjado no Fogo” na Feira Internacional de Cutelaria Artesanal

No seguimento dos preparativos para mais uma edição da Feira Internacional de Cutelaria Artesanal, nas Caldas da Rainha, o Lombo do Ferreiro, uma oficina de cutelaria artesanal de Relvas, na freguesia de Santa Catarina, recebeu na passada quinta-feira, uma equipa do Canal História, para filmagens da 5ª temporada da série “Forjado no Fogo”, com estreia em novembro.

29-08-2018 | Marlene Sousa

No atelier de produção artesanal foi ainda filmado do princípio ao fim, a “produção de uma peça de recriação história, a famosa falcata de Viriato
[+] Fotos
No atelier de produção artesanal foi ainda filmado do princípio ao fim, a “produção de uma peça de recriação história, a famosa falcata de Viriato
Segundo Filipa Norte, do Lombo do Ferreiro, a parceria entre a oficina de cutelaria artesanal e o Canal História surge integrada na dinamização “da nova temporada do programa Forged in Fire, que está a ganhar cada vez mais espectadores no mercado ibérico”.
“O atelier de cutelaria Lombo do Ferreiro, foi procurado para colaborar na criação de um pequeno filme, relacionado com a produção de cutelaria artesanal, atividade central do programa televisivo onde os melhores cuteleiros dos Estados Unidos competem na criação de vários tipos de facas”, explicou, Filipa Norte.
O canal convidou Carlos Norte, ferreiro de profissão e natural da cidade de Caldas da Rainha, pertencente à Lombo do Ferreiro, para ser protagonista do vídeo promocional da série. Carlos Norte na entrevista ao História, conta como é ser ferreiro no presente, e apresenta a sua visão para o futuro.
No atelier de produção artesanal, foi ainda filmado do princípio ao fim, a “produção de uma peça de recriação história, a famosa falcata de Viriato, que terá ajudado no combate ao avanço das tropas romanas no nosso país, onde foi revelado curiosidades sobre a mesma, e explicado quando e como se utilizava e para que servia”.
A segunda edição da Feira Internacional da Cutelaria Artesanal, irá decorrer nos dias 1 e 2 de setembro no CCC, e traz este ano a novidade que é esta parceria.
O canal História e o ferreiro da região, vão estar presentes na Feira Internacional de Cutelaria Artesanal, durante os dois dias, para sortear dois cursos de forjamento na “Lombo de Ferreiro”. Os participantes terão apenas de responder corretamente, a uma pergunta sobre a série "Forjado no Fogo: Faca ou Morte”, para se habilitarem a ser premiados. Nas televisões expostas na Feira serão ainda transmitidas imagens da série.
Apresentada por Bill Goldberg, antigo lutador do WWE, Forjado no Fogo: Faca ou Morte é uma série de não ficção do canal HISTÓRIA, onde os principais ferreiros dos EUA, especialistas em artes marciais e armas brancas, competem entre si, usando as suas armas e aptidões nas provas mais desafiantes de sempre.
Em 2017, foi a segunda série mais vista nos EUA, com uma média de 1,1 milhões de espetadores entre os 25-54 anos e 993.000 entre o grupo de 18-49 anos. Adicionalmente, a série teve uma média total de 2,0 milhões de espetadores em Live+7.

Feira Internacional da Cutelaria Artesanal

Expositores oriundos de cinco países (Portugal, Espanha, França, Rússia e Brasil), vão estar presentes na 2ª edição da Feira Internacional de Cutelaria Artesanal.
Durante os dois dias do evento, o público terá a oportunidade de apreciar peças únicas de cutelaria de produção nacional e internacional, contactar diretamente com os seus produtores, participar em ateliers “Monta a tua própria navalha”, e assistir à demonstração do processo de afiar uma lâmina.
Vai-se realizar também, um sorteio de peças de cutelaria entre o público visitante.
Em relação aos ateliers, serão vendidos pequenos “kits”, com o qual será possível a qualquer pessoa montar a sua própria navalha, em 20 minutos com apoio de um artesão. Algo que até pode ser feito em conjunto com pais e filhos.
Embora seja uma feira profissional, o evento tem como intuito despertar o interesse do público em geral, que assim poderá apreciar peças artísticas de rara beleza e com vários desígnios.
A Cutelaria tem diversas facetas na região, incluindo uma forte indústria na região que dá emprego a centenas de pessoas e que tem vindo a levar os saberes do país para o estrangeiro, com reconhecimento internacional.
No dia 1 de setembro, no âmbito desta iniciativa, irá decorrer pelas 16h00 um esclarecimento sobre a “Lei das Armas Brancas”. A apresentação estará a cargo da Policia de Segurança Pública (PSP).
A realização desta mostra, única em Portugal, é da responsabilidade do Lombo do Ferreiro.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar