Login  Recuperar
Password
  20 de Agosto de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Cultura, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Rota bordaliana alargada ao Centro Comercial La Vie com mais de 150 peças

Depois de criado um percurso com figuras de Bordalo Pinheiro produzidas em escala gigante, espalhadas pelas ruas das Caldas da Rainha, a rota bordaliana foi agora alargada ao Centro Comercial La Vie. Com 154 peças do ceramista distribuídas pelos diversos espaços dos quatro pisos, a exposição permanente “Bordallo Pinheiro, o Génio da Cerâmica Portuguesa” pretende ser “uma extensão da rota bordaliana existente na cidade”, durante os próximos três anos.

25-07-2018 | Mariana Martinho

A viagem pelo espólio conta com diversas peças conhecidas do artista
[+] Fotos
A viagem pelo espólio conta com diversas peças conhecidas do artista
No contexto do roteiro cultural e artístico, que homenageia Rafael Bordalo Pinheiro e a tradição cerâmica já existente na cidade, o Centro Comercial La Vie, em parceria com as Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro e o patrocínio da Auchan Portugal, promovem esta exposição que foi inaugurada na passada sexta-feira, com o objetivo de homenagear “a personalidade marcante da cultura portuguesa da segunda metade do séc. XIX. e da cidade das Caldas da Rainha”.
A mostra integra 21 núcleos de peças icónicas da obra artística, que estão devidamente identificadas e que permitem ao visitante fazer “uma verdadeira viagem pelo fantástico espólio de arte Bordallo Pinheiro”. Entre elas poderá encontrar-se o “gato assanhado”, uma das peças preferidas do autor, o “lobo”, animal pertencente ao grupo escultórico “O Lobo e o Grou”, as “rãs”, utilizadas na decoração de jarrões gigantes e fontes, os “macacos suspensos na corda”, as “andorinhas”, os “lagartos” e as “couves”, entre muitas outras.
Todas as peças, que foram emprestadas pela fábrica centenária, estão legendadas e numeradas num mapa explicativo, disponibilizado gratuitamente pelo centro e que permitirá ser um guia, no roteiro desenhado pela diretora artística da Bordallo, Elsa Rebelo.
No fundo, segundo a responsável, “a ideia era trazer o Bordalo Pinheiro ao centro comercial”, e ao mesmo tempo, “enaltecer a cerâmica caldense”. Por isso, optou por desenhar um roteiro que incorporasse as “colunas bordalianas”, decoradas com diversos elementos como as couves, os peixes, as lagostas e as sardinhas.
Elsa Rebelo também explicou que teve de “pensar no espaço com as peças que tinha disponíveis e dispô-las da melhor forma, de modo a que não criasse ruído e que se integrassem no espaço”.
Além disso decidiu colocar “uma lagosta e os peixes numa coluna da zona de restaurantes”, de modo a “que as pessoas possam apreciar enquanto comem batatas fritas”, bem como instalou o “lobo próximo das salas de cinema, como se estivesse a anunciar um filme”.
Na viagem pelo espólio de Bordallo Pinheiro, os visitantes poderão ainda encontrar um grupo de andorinhas, junto às escadas que descem para o supermercado Pão de Açúcar, bem como a “Ama das Caldas”, o “Polícia Civil”, ou até mesmo, os “Macacos nas Cordas”, numa das entradas do centro.
Para Elsa Rebelo, “esta parceria foi um desafio muito interessante e tenho a certeza que o Bordalo iria adorar”. Além disso destacou que o La Vie é um “excelente espaço, que se presta a este tipo de instalação bordaliana”.
Já Luís Loureiro, da Wider Property, proprietária do centro comercial, explicou que este projeto, que demorou cerca de dez meses a passar à realidade, surge da “vontade de criar algo distinto no La Vie e na cidade, que claramente sairá a ganhar com esta extensão da rota instalada nas ruas das Caldas”.
Igualmente o diretor do centro comercial, Amaro Correia, referiu que esta parceria é “uma mais-valia, não só para o La Vie mas para a toda a cidade”. Além disso explicou que durante esse período de exposição “poderá haver alguma alteração ou modificação no roteiro”, com a vinda de novas peças complementares, bem como a realização de outros eventos Bordallo no espaço.
Para o administrador da Vista Alegre, Nuno Barra, este é sempre “um momento especial para a Faianças Bordallo Pinheiro, pois permite dar a conhecer a obra do ceramista”, bem como “aproximá-la do público”, possibilitando assim a realização de eventos ou outras propostas que ali se podem fazer. Contudo, confessou que “não foi um feito fácil”, mas acabou por ser “um desafio”, tendo que reproduzir peças que estão na rota “a uma escala um bocadinho menor”.

Ampliação da Bordallo Pinheiro finalizada até ao final do ano

Nuno Barra aproveitou a ocasião para falar sobre a ampliação das Faianças Bordallo Pinheiro, que “esperamos que até ao final do ano se consiga finalizar o projeto”, bem como a “fase de recuperação” da empresa centenária. Aliás, referiu que o ano transato foi “o melhor ano da história da Bordallo”, pois a empresa alcançou um volume de negócios superior a seis milhões de euros, dos quais 43% oriundos da exportação mas com “capacidade de ir aos 80%”.
Nesse sentido, a ampliação, que representa um investimento de 8,1 milhões de euros e um alargamento das instalações em cinco mil metros quadrados, vai permitir que a fábrica aumente a produção em cerca de 60%, ou seja, “passar de 1,8 milhões de peças para 2,4 milhões por ano”.
O alargamento da empresa centenária resulta ainda no aumento do número de trabalhadores, que segundo o responsável, “aumentou exponencialmente desde 2009”. Tudo isto “só mostra a viabilidade da fábrica”, sublinhou.
Falou também sobre a abertura das lojas em Madrid e Paris, sendo “um passo importante para a marca”.

“Sardinha By Bordallo Pinheiro” com 28 novos modelos inéditos

Esta coleção de sardinhas em faiança, que teve início em 2014 e que é renovada anualmente, conta agora com novos modelos, aumentando a coleção para um total de 80 peças. Entre as novidades, Nuno Barra salientou a “Sardinha de Autor”, do escultor Isaque Pinheiro, batizada de “Puxa Puxa”, vindo disposta sobre uma grelha, numa edição limitada de 172 exemplares, e ainda a “Sardinha do Dia”, que é feita de vidro integralmente soprado à mão, e que todos os dias é ligeiramente diferente das outras.
Destacou igualmente a parceria com o World Press Cartoon, através de duas criações inspiradas em “assuntos mais sérios e da atualidade”, o drama dos migrantes que atravessam mares em busca de uma vida melhor e das mulheres que são vítimas de assédio sexual.
Do novo cardume fazem ainda parte criações do humorista Rui Unas e de Chakall, bem como a “Madonna Alfacinha”, que associa a grande estrela das festas populares à rainha da pop.

“Não temos mais um ponto mas mais 154 peças”

Presente também esteve o vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira, que enalteceu a parceria entre as empresas. “Aqui está presente uma parceria que é bem-feita, encontrando aquilo que é o produto e percebendo acima de tudo o que é o ativo da rota bordaliana que temos em Caldas”, referiu o autarca.
Destacou igualmente a procura que a rota tem em termos turísticos, atingindo “níveis muito interessantes”. Por isso, esclareceu que “será alterada entretanto para que os visitantes passem também por aqui”.
Além disso aproveitou a ocasião para lançar um “desafio à Bordallo Pinheiro”, no sentido de pensar no “crescimento para o futuro”. Como tal sublinhou que “seria a cereja no topo do bolo conseguirmos ter uma réplica da Jarra Beethoven numa escala diferente, colocada num espaço da cidade”.
Após a inauguração, os presentes foram convidados a fazer a rota bordaliana no centro comercial, acompanhados de uma explicação dada pela diretora artística da fábrica.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar