Login  Recuperar
Password
  21 de Janeiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Óbidos
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Quadro de Josefa de Óbidos arrematado por 110 mil euros

Um quadro de Josefa de Óbidos (1630-1684), até à data desconhecido, a pintura “Menino Jesus Peregrino” - óleo sobre tela, foi leiloado no passado dia 15 em Barcelona, Espanha, e adquirido por um licitador anónimo português pelo valor de 110 mil euros.

21-12-2018 |

A pintura “Menino Jesus Peregrino”
A pintura “Menino Jesus Peregrino”

A Câmara Municipal de Óbidos, ao longo dos últimos dias, tentou, junto do Ministério da Cultura, sensibilizar para a importância desta obra ficar em Portugal. No entanto, o Governo informou que, pelo apertado prazo para cumprir procedimentos legais com vista à aquisição de obras de arte, não podia comprar a pintura, cuja importância foi confirmada por Philippe Mendes, conhecido galerista que, recentemente ofereceu ao Museu do Louvre um quadro de Josefa de Óbidos. Na sua conta pessoal de Facebook, declarou que “seria realmente uma pena que este magnífico Menino Jesus Salvador do Mundo de Josefa d´Óbidos não voltasse a Portugal, de onde saiu das mãos de uma das nossas grandes artistas”.
Também Vítor Serrão, um dos especialistas nacionais em Josefa de Óbidos, afirmou que a compra desta obra “é um imperativo” para Portugal. “Será muito importante que este belo quadro seiscentista entre no Museu de Óbidos”, defendeu.
Este quadro era, até hoje, absolutamente desconhecido. Do tema “O Menino Jesus Romeiro” (ou Peregrino) existem sete versões e crê-se, agora, que esta seja a oitava.
A Câmara Municipal de Óbidos apelou a todos os mecenas interessados a ajudar na aquisição da obra para fazerem um donativo para a conta da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, na Caixa de Crédito Agrícola.
O Município de Óbidos – localidade onde Josefa viveu - fez-se representar no leilão, mas, dado o montante em causa não estava em condições de realizar a compra do quadro, que acabou por ser comprado por um colecionador português.
As licitações acabaram por exceder os valores disponibilizados pelos mecenas. A licitação base foi 15 mil euros, fixando-se no valor final de 110 mil euros.
O presidente da Câmara, Humberto Marques, admitiu a possibilidade do quadro figurar numa exposição permanente ou temporária no Museu Municipal de Óbidos, depois de ter efetuado conversações com o colecionador.
A pintora Josefa de Ayala Figueira - mais conhecida por Josefa de Óbidos, nasceu em 1630, em Sevilha, Espanha, e faleceu em 1684, em Óbidos.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar