Login  Recuperar
Password
  19 de Julho de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Regional
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Lançamento da marca amiga do ambiente I Love Baleal

Amiga do ambiente, a marca “I Love Baleal” e inspirada também na “maravilhosa praia de areia dourada de Peniche” coloca no mercado produtos como mochilas, sacos para a praia, artigos de apoio ao surf, porta-chaves, bonés, t-shirts orgânicas, entre outros.

27-06-2018 | Marlene Sousa

Susana Santos (designer gráfica) e João Escada (web developer) são os responsáveis pela marca I Love Baleal
[+] Fotos
Susana Santos (designer gráfica) e João Escada (web developer) são os responsáveis pela marca I Love Baleal
A proposta inovadora que visa chegar aos portugueses e turistas estrangeiros nasceu com o intuito de “preservar e de contribuir para a sustentabilidade de um lugar único, o Baleal”.
A marca foi apresentada no passado dia 20, num sunset party que teve lugar no Café Bar The Base, no Baleal, ao ritmo da música e boa energia de Fá de Samba (Joana Rodrigues e Duarte Dias).
João Escada (web developer) e Susana Santos (designer gráfica), que trabalham na empresa Óbidos Criativa, são os responsáveis pela criação dos novos produtos que são “amigos do ambiente, orgânicos, naturais, recicláveis e reciclados por artistas locais, contribuindo também para a economia do Baleal”. “Temos como objetivo ter a comunidade a trabalhar connosco numa estratégia baseada na economia circular, assente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais”, disse João Escada.
O responsável explicou ao JORNAL DAS CALDAS que “I love Baleal vem na sequência de uma estratégia definida em 2012 e este ano com a entrada da designer gráfica no projeto definiram o conceito, com base na “sustentabilidade, preservação do meio ambiente, reciclagem e reutilização de várias matérias primas para criar as peças”.
A aposta é num produto que gere uma alternativa ecológica e em simultâneo “é um projeto de partilha que envolve a comunidade local”. Por exemplo, nas mochilas, malas e sacos de praia, confecionados com “material, roupa e calças de ganga que já não são usados”, segundo João Escada, vai ser recuperada “uma profissão bastante antiga de costureira”. “Temos Natália Passarinho que é da região a trabalhar connosco e é também uma forma de sustentação de um negócio de família”, explicou. Englobaram a costureira no projeto, onde deram as suas ideias e deixaram depois alguma “liberdade e criatividade ao seu talento”.
“Fizemos um apelo no Facebook para nos darem gangas e tecidos, a costureira faz as malas e mochilas com esses materiais”, explicou Susana Santos. “O resultado não poderia ter sido melhor, os sacos de praia estão fabulosos”, sublinhou a designer, adiantando que “os produtos da I Love Baleal vão começar a verem-se na praia”.
Há também porta chaves feitos com sobras da madeira usada em pranchas de surf feitas por José Antunes. “Para cada prancha vendida ele planta cerca de vinte árvores, portanto, fez todo o sentido integrá-lo neste projeto, onde reutilizamos a madeira que ele já não necessita quando está a fazer as pranchas”.
No sentido de reduzir a dependência do plástico descartável, João Escada e Susana Santos criaram porta-chaves com uma colher de café. “Com este utensilio não precisam de utilizar a palheta de plástico que é utilizada em alguma restauração para mexer o café”, explicou a designer gráfica, acrescentando que “são necessários passos consistentes no sentido de alterar os padrões de consumo e de reduzir drasticamente a produção e o consumo de plástico”.
Dos seus artigos faz parte ainda um tapete de praia para trocar o fato de surf ou para colocar acessórios de praia. Uma peça única, feita à mão com tecidos reciclados.
“Trabalhamos com artistas locais para que possam mostrar as suas artes (fotografia, pintura, artes manuais, entre ouros), referiu ainda João Escada, sublinhando que "para as t-shirts orgânicas feitas com malha portuguesa 100% algodão, escolhermos para iniciar a primeira coleção o fotógrafo Daniel Espírito Santo, que reside no Baleal”. “O objetivo é trabalhar com vários fotógrafos da zona e ter coleções novas com ideias criativas e diferenciadoras”, acrescentou.
Os bonés são 100% algodão e ao adquirir um produto que não é totalmente orgânico nós fazemos um donativo às associações Mar Meu ou Peniche Beach Conservation, que fazem a limpeza da praia e dos oceanos.
João Escada e Susana Santos, que vendem os produtos online (ilovebaleal.com), pretendem lançar todos os meses “novas peças com novas ideias”.
Estão também em conversação com alguma restauração e lojas no Baleal e também em outros locais da região para venderem os artigos com o objetivo de “chegar aos turistas e visitantes”. “Vamos fazer várias parcerias para promover a marca e em simultâneo sensibilizar para a sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem e reutilização de várias matérias primas”, referiram os responsáveis do projeto I Love Baleal, que desenvolvem produtos “economicamente viáveis e ecologicamente eficientes”.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar