Contaminação bacteriológica da água em duas praias da região
A praia de São Martinho do Porto esteve desaconselhada a banhos entre 4 e 6 de julho deste ano, e a Praia d’El Rei, em Óbidos, esteve interdita entre 22 e 28 de junho, devido a contaminação bacteriológica da água com coliformes fecais (fezes humanas).
22-08-2018 |
Descargas ilegais ou inusitadas para as linhas de água estarão na origem do sucedido. Contudo, desconhece-se se a decisão foi cumprida, uma vez que na altura não foi publicitada.
Segundo a organização ambientalista Associação Zero, a decisão foi tomada pelo delegado regional de saúde com base nos níveis excessivos em determinados parâmetros analisados, mas devem ser considerados episódios esporádicos que, no contexto da legislação, até podem não pôr em causa a sua qualidade e classificação excelente.
Em cada um dos casos é apontado ser fundamental identificar a origem dos problemas e averiguar responsabilidades, desempenhando a Agência Portuguesa do Ambiente e a Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território um papel decisivo.
Tags:
Caso entenda que o comentário tem conteúdo impróprio ou que viole, directa ou indirectamente, a política de utilização do Jornal de Óbidos, deve deixar a sua mensagem. Agradecemos desde já a sua colaboração |
|
|