Login  Recuperar
Password
  21 de Fevereiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Voluntários do grupo Lindomar retiraram 13 sacos de lixo das margens da Lagoa

Trinta e cinco voluntários com sacos de serapilheira e luvas na mão participaram na manhã do passado domingo numa ação de limpeza nas margens da Lagoa de Óbidos. Intitulada “Limpeza das Margens da Lagoa”, a iniciativa do LindoMar - grupo de sensibilização ambiental da Foz do Arelho, juntou no total treze sacos “bem recheados de lixo”, que incluíram “dois sacos amarelos com materiais recicláveis, e um saco verde quase cheio de garrafas”.

16-01-2019 | Mariana Martinho

Grupo de voluntários que participou na ação
[+] Fotos
Grupo de voluntários que participou na ação
A iniciativa que contou com a participação de 35 pessoas de nacionalidades diferentes (portugueses, alemães, holandeses, franco-espanhóis, canadianos, suecos e ingleses), cuja maioria reside na Foz do Arelho e Nadadouro, foi “a primeira ação de 2019 do grupo”.
Entre as 10h00 até às 13h00, os voluntários recolheram das margens da Lagoa, junto ao parque de estacionamento em frente ao antigo Hotel Foz Praia, que atualmente encontra-se encerrado, beatas de cigarros, garrafas e embalagens de plástico, toalhetes, cotonetes, acessórios de pesca, fraldas, jornais, luvas, ou seja, “todo o tipo de coisas”.
Os voluntários não só recolheram o lixo como separaram os materiais recicláveis que foram encaminhados para as instalações da ValorSul. O lixo, foi distribuído por cerca de 13 sacos de 120 litros cada (10 sacos de lixo diferenciado, dois sacos de embalagens de plástico e um saco de garrafas de vidro).
“Nunca tínhamos retiramos tanto lixo”, sublinhou uma das fundadoras do grupo LindoMar, Dorte Schneider, natural da Alemanha, mas residente há mais de vinte nas Caldas.
Desta vez, o grupo optou por percorrer as margens da Lagoa, que estava “bastante necessitada de uma limpeza, pois havia muito lixo para além do usual”.
Para a responsável, o “balanço é mais uma vez muito positivo, apesar de ser cada vez mais necessário, chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mudarem os seus hábitos de consumo e deixarem de deitar lixo para o chão”.
A ação também permitiu que o grupo falasse com alguns mariscadores, no sentido de os sensibilizar para a limpeza da Lagoa. Segundo Dorte Schneider, “sabemos que o sustento vem da lagoa, e certamente é do interesse deles, que a Lagoa esteja limpa, bem mais do que se encontra neste momento”.
Nesse sentido, “gostávamos muito que eles estivessem lado a lado connosco a cuidar desta beleza natural, mas estamos cientes de que é um longo caminho a percorrer”.
A ação contou novamente com o apoio logístico da Junta de Freguesia da Foz do Arelho.
Este grupo de sensibilização ambiental, vai levar a cabo mensalmente este tipo de ações, quer na Lagoa de Óbidos, quer no areal da Foz do Arelho.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar