Login  Recuperar
Password
  26 de Setembro de 2018
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Opinião
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Pela sua Saúde…

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa e progressiva de áreas específicas do cérebro e medula espinhal que auxiliam na coordenação dos movimentos. Caracteriza-se por tremores quando os músculos estão em repouso, aumento no tónus muscular levando à rigidez, lentidão dos movimentos voluntários e dificuldade de manter o equilíbrio. Em muitas pessoas o pensamento é comprometido e desenvolve-se demência. Geralmente começa de modo assintomático e avança de forma gradual.

13-09-2018 |

Os tremores geralmente são largos e cadenciados, ocorrem nas mãos enquanto estão em repouso e diminuem quando as mãos se movem intencionalmente e desaparecem por completo durante o sono. Podem piorar por stress emocional ou fadiga. Com o tempo os tremores ocorrem também nos braços e pernas e podem afectar as mandíbulas, a língua, a testa e as pálpebras.
Os músculos ficam rígidos, tornando o movimento difícil. Quando se tenta flexionar o antebraço da pessoa ou esticá-lo, o braço resiste ao ser movido e quando isso ocorre, começa e pára de se mover, como se fosse uma roda dentada, rigidez muito característica da DP.
Os movimentos tornam-se lentos e difíceis de serem iniciados e o doente tendem a mover-se menos. Quando se move torna-se mais difícil porque as articulações tornam-se rígidas e os músculos enfraquecidos.
A postura torna-se curvada e é difícil manter o equilíbrio. Tende a inclinar para a frente ou para trás. Visto que os movimentos são lentos, o doente não pode mexer as mãos com rapidez suficiente para amortecer uma queda. Caminhar fica difícil, principalmente, dar o primeiro passo. Depois de iniciado, geralmente arrasta-se os pés em passos curtos e há dificuldade em parar ou virar. Quando a doença está avançada, alguns doentes param de andar de repente, porque sentem como se os pés estivessem colados no chão.
A rigidez e a diminuição da mobilidade podem contribuir para dores musculares e fadiga. Ter músculos rígidos interfere com muitos movimentos: virar-se na cama, entrar ou sair de um carro e levantar-se de um sofá. As actividades diárias normais como vestir, pentear, alimentar-se e escovar os dentes levam mais tempo. A motricidade fina também fica prejudicada e abotoar os botões da camisa ou apertar os sapatos, torna-se cada vez mais difícil.
A face fica menos expressiva porque os músculos faciais que controlam as expressões não se mexem tanto quanto normalmente o fariam e pode ocorrer engasgamento porque os músculos na garganta estão rígidos, tornando difícil a deglutição.
A causa da doença de Parkinson é incerta mas acredita-se na acumulação de uma proteína no cérebro que auxilia a comunicação das células nervosas. Esses depósitos, chamados de corpos de Lewy, acumulam-se em várias regiões do cérebro e interferem na função cerebral.
Simplificar as tarefas diárias, a fisioterapia e adaptar a casa são mecanismos importantes para melhorar as funções diárias do doente. O medicamento mais utilizado é a levodopa/carbidopa embora actualmente já existam novos fármacos, contudo nenhum deles cura a doença, apenas retardam a sua evolução.
Conhecer a DP e seus sintomas é o primeiro passo para ajudar o doente a conviver com a mesma, retardar a sua evolução e viver com o máximo de qualidade de vida.

Enfermeiro especialista
Miguel Miguel
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar