Login  Recuperar
Password
  18 de Janeiro de 2022
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Manutenção mecânica com muita procura no Cenfim das Caldas

O Cenfim – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, que está a comemorar os seus 30 anos, continua com uma taxa de empregabilidade dos seus cursos de formação nos 90%. O curso com mais procura no núcleo das Caldas é o de Manutenção Mecânica seguido de técnico de Mecatrónica. São esses também os cursos com mais procura por parte das empresas da região. “A Manutenção Mecânica é uma área muito abrangente, onde os alunos saem com um conhecimento de base rico que lhes permite adaptarem-se a várias empresas, como por exemplo na área da cerâmica, do frio, como para metalúrgicas”, explicou Cristina Botas, diretora do núcleo. A mecatrónica é o conjunto de elementos mecânicos, pneumáticos, elétricos, eletrónicos, todos interligados, cujas funções são comandadas por um autómato.

22-09-2015 | Marlene Sousa

Cristina Botas é diretora dos núcleos das Caldas, Peniche e Torres Vedras
[+] Fotos
Cristina Botas é diretora dos núcleos das Caldas, Peniche e Torres Vedras
Segundo a responsável, a necessidade de mão de obra qualificada, a certificação e o reconhecimento da qualidade formativa deste centro leva a que as empresas procurem os seus formandos. “O Cenfim é cumpridor dos seus objetivos de sempre: formar pessoas em estreita ligação com as empresas”, sublinhou a diretora do núcleo, referindo que há muita falta de mão obra qualificada, nomeadamente nas áreas convencionais, ou seja, nas serralharias mecânicas e civis.
O centro começou em setembro com novas turmas para dar resposta aos jovens que não continuaram os estudos no ensino regular. Iniciaram duas turmas do curso de Aprendizagem do nono e décimo segundo ano e começaram os Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF). São cursos de dupla certificação, destinados a jovens, candidatos ao primeiro emprego, ou a novo emprego, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, inclusive, que já deixaram a via regular de ensino.
Vão também iniciar agora os CET, cursos de especialização tecnológica, pós secundário de especialização tecnológica nível 5 – pós secundário na área da Mecatrónica e Manutenção Mecânica. Os titulares do diploma de especialização tecnológica podem concorrer ao ensino superior e há também os estágios no estrangeiro.
De acordo com Cristina Botas, o Cenfim pretende retomar o curso de Comando Numérico por Computador - CNC devido à solicitação de algumas empresas da região. “Já há empresas aqui na região com um parque de máquinas de CNC e precisam de técnicos e também a nível dos adultos desempregados pode ser importante para voltarem ao mercado de trabalho”, referiu.
O Cenfim tem trabalhado o empreendedorismo, com o objetivo de incentivar os formandos a criar o seu próprio emprego. “Temos situações muito gratificantes de adultos desempregados que saíram do Cenfim com um projeto com viabilidade para fazer o seu caminho e podem sempre vir à formação, para ganharem mais competências”, disse a responsável.
No âmbito dos 30 anos, o Cenfim vai levar a cabo várias iniciativas em todos os núcleos, desde jantares temáticos, workshops de impressão 3D, entre outras.
O encontro dos ex-formandos do Cenfim dos núcleos das Caldas, Peniche e Torres Vedras vai ter lugar no dia 23 de outubro no Centro Paroquial de Torres Vedras, com a presença do professor Tomaz Morais, que vai abordar o tema da liderança e motivação. Vai também ser feita naquela sessão uma homenagem aos cinco concorrentes do Cenfim que integraram a seleção nacional no Worldskills em São Paulo, Brasil, no mês de agosto, e que nas quatro profissões (Eletromecânica Industrial, Mecatrónica Industrial, Desenho Industrial CAD e Polimecânica) ganharam três medalhas de excelência.

Marlene Sousa
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar