Login  Recuperar
Password
  30 de Setembro de 2020
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Escolhas do Editor, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Missas com novos horários e com máscara só tirada na altura da comunhão

Com o levantamento da restrição das celebrações religiosas a partir de 30 de maio, regressam as missas abertas aos fiéis, mas com regras para poderem assistir. Na Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha, haverá novos horários.

26-05-2020 | Francisco Gomes

Foram divulgadas normas para se poderem assistir a missas na Igreja Paroquial (na Praça 25 de Abril)
Foram divulgadas normas para se poderem assistir a missas na Igreja Paroquial (na Praça 25 de Abril)
De acordo com o plano de desconfinamento, a partir de 30 de maio as missas voltarão a ser presenciais, tendo a Conferência Episcopal Portuguesa (estrutura da Igreja Católica que reúne os bispos de todas as dioceses portuguesas), em diálogo com a Direção-Geral da Saúde, publicado orientações para o retomar das celebrações do culto público católico.
A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha, está a implementar o que foi recomendado e os novos horários de missa e as normas a ter em conta no interior da Igreja Paroquial (Praça 25 de Abril) encontram-se publicados no site da paróquia e estarão afixadas nas portas da igreja e do Centro Pastoral.
A Igreja Paroquial abrirá 30 minutos antes de cada missa. Só deverão entrar as pessoas que pretendem participar na missa. No final a igreja encerra para limpeza e desinfeção.
Haverá missas aos sábados, às 16h30 e às 19h. Aos domingos as missas serão às 9h, 11h, 16h e 18h. Na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo serão mantidos os mesmos horários: Domingo às 9h.
À segunda, terça e quarta-feira haverá missa às 19h e à quinta e sexta às 16h e às 19h. Na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo serão mantidos os mesmos horários: De segunda-feira a sábado às 11h.
Quem se sentir doente, com sintomas da Covid-19, não deve entrar na Igreja. Deve ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24), seguindo as indicações médicas e de saúde pública.
“Convidam-se as pessoas pertencentes a grupos de risco a não frequentarem a missa dominical. Por razões imperiosas, poderão ir à missa durante a semana, em que há menos fiéis”, refere a Paróquia.
É obrigatório o uso de máscara, que só deverá ser retirada no momento da receção da comunhão eucarística.
A entrada na igreja é realizada pela porta lateral, controlada por um elemento da equipa de acolhimento que certifica que todos procedem à higienização das mãos.
A ocupação dos lugares é feita de acordo com as indicações da equipa de acolhimento, que terá em conta as pessoas da mesma família ou que residam na mesma casa. Não é possível a escolha de lugares.
Durante a celebração o gesto da paz, sendo facultativo, é omitido. Haverá uma única fila para a comunhão, cumprindo-se o distanciamento com as marcas existentes no chão, e a recepção da comunhão é feita na mão e em silêncio.
A saída é realizada pela porta principal, começando pelas pessoas que se encontram mais próximas desta porta, de forma ordenada e com orientação da equipa de acolhimento. As ofertas para a celebração serão entregues no átrio da Igreja, junto dos elementos da equipa de acolhimento.
“Apelamos para que não haja aglomeração de pessoas no adro da igreja após a missa”, pede a Paróquia.
O acesso às instalações sanitárias do Centro Pastoral estará interdito.
De quarta a sexta-feira, das 15h às 17h, a partir desta quarta-feira, 27 de maio, é possível haver oração individual na Igreja Paroquial, e o atendimento do Cartório Paroquial está já disponível de terça a sexta-feira, das 15h às 19h, à entrada do Centro Pastoral. Todos estão sujeitos às normas gerais de desinfeção das mãos, distanciamento físico e utilização de máscara. Será possível a marcação de intenções.

Pessoas menos jovens à frente

Em Óbidos, o padre Ricardo Figueiredo anunciou que “todos devemos levar máscara e desinfetante, e respeitar as distâncias de segurança”.
“As igrejas das nossas paróquias têm os lugares assinalados onde as pessoas se podem sentar. Pedimos aos mais jovens que deixem os lugares nos interiores dos edifícios serem primeiro ocupados pelas pessoas menos jovens. No caso de todos os lugares serem ocupados, pedimos aos mais jovens que acompanhem a celebração no exterior da igreja, cujas portas ficarão abertas. Mais indicações serão dadas pelas equipas de acolhimento à entrada”, adiantou.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar