Login  Recuperar
Password
  21 de Janeiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas da Rainha, Educação
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Novas disciplinas e atividades na Universidade Sénior Rainha D. Leonor

A Universidade Sénior Rainha D. Leonor (USRDL) é uma resposta social implementada e dinamizada pela Associação de Desenvolvimento do Conhecimento Rainha Dona Leonor que trabalha junto da comunidade sénior, desde 2007. Permite a atualização sócio-cultural, combate o isolamento social e potencia uma maior e melhor qualidade de vida dos seniores, numa perspetiva de mais saúde, maior participação social, mesmo após a reforma, e um maior nível de funcionamento cognitivo e físico.

04-10-2017 |

Oficina de artes é uma das atividades
Oficina de artes é uma das atividades

O ano letivo 2017/2018 já teve início no passado dia 18 e conta com uma oferta pedagógica muito variada que versa sobre diversas áreas: Científico-Natural, Humanidades, Saúde e Bem-estar, Tecnologias da Informação e Comunicação e Literacia.
Como novidade há as seguintes disciplinas: Cerâmica-azujelaria, cerâmica-verguinha das caldas, ambiente e clima (geografia) e vida, e sociedade e ecologia (biologia)
Para além da oferta pedagógica, está perspetivado realizar, às quintas-feiras à tarde, atividades extracurriculares, estando previsto para o 1º período letivo realizar atividades educacionais, culturais e sociais, tais como palestras na área da saúde (primeiros socorros e alimentação saudável), convívios, visitas de estudo, entre outras.
Com o intuito de criar laços com a comunidade e numa perspetiva de interação social, a USRDL tem vindo a desenvolver projetos para, com e na comunidade, valorizando aspetos como o voluntariado, a cidadania e a partilha de experiências e valores, nas seguintes áreas: Projeto “ Arte e Saber” – desenvolvido em parceria com o Estabelecimento Prisional, consiste na realização de atividades culturais, recreativas e sociais, por parte dos alunos e professores da USRDL, dirigidas aos reclusos do estabelecimento; Projeto “ Ler mais Jovem” – desenvolvido em parceria com a Escola Secundária Raul Proença, consiste na dinamização de intercâmbios entre gerações, com vista à realização de encontros literários; Projeto “ Ler Cenas” – desenvolvido em parceria com o Teatro da Rainha, consiste na dinamização de sessões de aproximação ao Teatro através de obras específicas; Projeto “ Reciclar para Cuidar” – consiste na sensibilização de toda a comunidade escolar para a correta separação do lixo e ainda a participação no concurso ecoponto amarelo da Valor Sul; Projeto “ Digitally innovative unique-ones”- desenvolvido em parceria com a RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade), consiste na identificação e disseminação de boas práticas no ensino sénior.
A USRDL participou igualmente em projetos pontuais, junto da comunidade, através de diversas atuações em eventos, nomeadamente, festa de Natal dos idosos, festa de Natal das famílias com vulnerabilidade económica e ainda na realização de uma campanha de recolha de brinquedos para crianças provenientes de agregados familiares que vivenciam carências económicas.
Para além de todos estes projetos que irão ter continuidade este ano letivo, serão desenvolvidos outros projetos, como a sala de estimulação cognitiva. A USRDL efetuou candidatura à Fundação PT, no âmbito do seu programa sénior 2017 (Programa de Apoio às Universidades Seniores), parceria entre a Fundação PT e a RUTIS, tendo sido atribuídos três tablets e duas impressoras, que servirão para dotar a sala de convívio dos alunos com um espaço específico de estimulação cognitiva, através do uso de jogos e aplicações eletrónicas, permitindo o treino da memória.
Haverá uma visita com caráter mensal a cada uma das freguesias do concelho, dando a conhecer o património e criando intercâmbios com outras entidades. A primeira decorreu no dia 21 de setembro e foi dinamizada pelo Associação Património Histórico, que levou a comunidade escolar a conhecer o património de Salir do Porto.
Durante o mês de julho e, como forma de combate ao isolamento social e à necessidade sentida por parte dos alunos, ao nível da interação social aquando do período de férias serão realizadas atividades como workshops temáticos, sessões de atividade física, passeios, atividades intergeracionais e convívios.
A USRDL foi desafiada pela RUTIS para em conjunto organizarem o III Cria 55, Festival da Criatividade, das Artes e do Talento Sénior, a realizar este ano, nos dias 15 e 16 de novembro, em Caldas da Rainha.
Este evento pretende ser um pólo de dinamização das artes entre a população sénior e engloba três áreas distintas. No dia 15 de novembro irão decorrer em vários pontos da cidade (USRDL, Centro de Artes, Museu José Malhoa, Parque D. Carlos I), diversas oficinas de artes, onde os seniores poderão aprender e partilhar conhecimentos em pintura, cerâmica, bordados, dança, fotografia, artes decorativas, entre outras.
No dia 16 de novembro, no período da manhã, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha haverá uma mostra de teatro, dança e música, protagonizada por algumas universidades seniores e, por fim, no mesmo local e dia, no período da tarde, haverá o concurso de talentos, onde dez seniores irão mostrar as suas habilidades. O evento terá apresentação de Fernando Alvim e o júri será composto por Hélder Fernandes, professor de gerontologia e músico, Luís Aleluia, ator; Joaquina Madeira, coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo 2012, e Carlos Coutinho, diretor do Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica.
Está a decorrer a segunda fase de matrículas da USRDL, contando já com 345 alunos.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar