Login  Recuperar
Password
  22 de Novembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Caldas da Rainha, Política
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

PS vence no país mas PSD ganha por diferença mínima no distrito e nas Caldas

Apesar do Partido Socialista ter vencido a nível nacional as eleições legislativas de 6 de outubro, com 36,65% dos votos e 106 deputados eleitos, no distrito de Leiria ganhou o PSD com 33,52% (74 961 votos), garantindo lugar ao caldense Hugo Oliveira como deputado na Assembleia da República. No entanto, o PS alcançou em Leiria o melhor resultado dos últimos dez anos registados no distrito em eleições para a Assembleia da República. O PS conseguiu mais um deputado para Leiria (quatro) e foi por pouco que a caldense Sara Velez, que estava em quinto lugar, não foi eleita. Se algum dos quatro deputados do PS eleitos pelo distrito de Leria saírem para o futuro Governo, Sara Velez terá um lugar na Assembleia da República.

09-10-2019 | Marlene Sousa/Mariana Martinho

No concelho das Caldas da Rainha dos 45.411 eleitores inscritos só votaram 23.414
No concelho das Caldas da Rainha dos 45.411 eleitores inscritos só votaram 23.414

Com uma votação de 31,07% (69.482 votos), comparativamente com os 24,82% conquistados nas eleições legislativas de 2015, o PS alcança no distrito uma subida de seis pontos percentuais.   

Quanto ao número de deputados, o PSD mantém no círculo de Leiria a representação anterior de cinco elementos, enquanto o CDS-PP perde o seu único deputado, ganho pelo PS. O Bloco de Esquerda manteve um deputado.

O Bloco de Esquerda conseguiu no distrito 9,36% (20.925 votos). O CDS-PP foi o quarto partido mais votado com 5,32% (11.905 votos), mas não chegou para eleger um.

O PSD teve no concelho das Caldas da Rainha mais 212 votos do que o PS.

O fenómeno mais saliente foi a alta taxa de abstenção no distrito de Leiria, 46,12%. No concelho das Caldas da Rainha foi 48,44%, mais do que a média nacional (45,50%) e mais que os 40,8% nas eleições de 2015 neste concelho.

Heloísa Apolónia, dirigente de “Os Verdes”, que era cabeça-de-lista da CDU por Leiria, não conseguiu ser eleita e sai do Parlamento 24 anos depois. Era uma “grande aposta” em Leiria, como disse Jerónimo de Sousa, num jantar nas Caldas da Rainha durante a campanha eleitoral.

Foram eleitos deputados pelo círculo eleitoral os social-democratas Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques. Pelo PS, são deputados na Assembleia da República, Raul Castro, Elza Pais, António Sales e João Paulo Pedrosa, e do BE foi eleito Ricardo Vicente. 
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Escolhas do Editor
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar