Login  Recuperar
Password
  15 de Novembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade, Caldas da Rainha
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Reflexão sobre o regresso ao básico em pediatria

Discutir os caminhos do futuro para ser melhor médico sem esquecer o básico e as bases da medicina foi o enfoque das XXVI Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha que decorreram entre 9 e 11 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha. “Back to basics” foi o tema escolhido pela Associação de Saúde Infantil das Caldas da Rainha para o 26.º encontro anual, que teve como objetivo sensibilizar os médicos para a importância da comunicação com o doente.

16-10-2019 | Texto Marlene Sousa Foto – Marina Ferreira

O diretor do Serviço de Pediatria do CHL, Bilhota Xavier, a presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, a chefe do Serviço de Pediatria do CHO, Luísa Preto, e o presidente do CHL, Licínio Carvalho
O diretor do Serviço de Pediatria do CHL, Bilhota Xavier, a presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, a chefe do Serviço de Pediatria do CHO, Luísa Preto, e o presidente do CHL, Licínio Carvalho

Num mundo de tecnologia, que obviamente deu à medicina uma nova dimensão e uma nova possibilidade de atuação e cura, sem dúvida achámos importante voltar ao doente, à criança, à história ao estetoscópio, ao martelo e aos exames básicos”, disse, Luísa Preto, presidente das jornadas e chefe do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), unidade das Caldas da Rainha.

“Quiçá também à relação médico-doente, hoje a perder-se entre os milhares de cliques que nos são exigidos, atrás de um computador que mal nos deixa olhar o doente nos olhos”, salientou a médica, revelando que é importante voltar a “encontrar o ponto de equilíbrio”. 

“Numa era em que o diagnóstico é muito sofisticado porque dispomos de muitas tecnologias, não nos podemos esquecer que o principal é olhar para o doente e ouvi-lo”, referiu a responsável, acrescentando que “só olhando, ouvindo e explorando o doente conseguimos chegar ao diagnóstico sem estar a submeter a exames que são desnecessários, dispendiosos e às vezes agressivos para doente”.

“Os exames são auxiliares de diagnóstico e quando os pedimos temos que ter um diagnóstico na cabeça que vem do doente e da sua história clinica”, apontou a médica pediatra, revelando que “nós ao olharmos para a forma que o doente entra na sala de consulta já tirámos 50% da informação”.

Para Luísa Preto, a “humanização é muito importante” e hoje em dia temos alguma “dificuldade de ceder a ela porque estamos muito dependentes dos computadores, cliques e passamos quase mais tempo a fazer isso do que a olhar para o doente, a conversar com ele e esta relação de proximidade é fundamental”.

O CHO tem 14 pediatras (dois estão fora em formação) e segundo a chefe do Serviço de Pediatria “há falta de médicos com esta especialidade” e só se consegue colmatar os constrangimentos porque estes “médicos fazem as 24 horas de urgência apesar de já não lhes pertencer esse serviço”. 

As jornadas reuniram 225 profissionais de saúde. Além da intervenção de Luísa Preto, a sessão de abertura contou com a presidente do conselho de administração do centro hospitalar, Elsa Baião, o presidente do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Licínio Carvalho, o diretor do Serviço de Pediatria do CHL, Bilhota Xavier, e o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar