Associações do Oeste criam

Face à situação de calamidade económica, provocada pelo Covid-19, as associações empresariais da Região Oeste, através da FAERO – Federação das Associações Empresariais da Região Oeste, criaram o GO Oeste, um gabinete de emergência para apoio aos empresários.

Na sequência de surgimento de alguns casos positivos de infeção por Covid-19 entre os colaboradores da Câmara Municipal do Bombarral, procedeu-se no passado dia 19 à realização de testes a cerca de uma centena de funcionários da autarquia e aos elementos do executivo municipal.

Morreram 351 pessoas com Covid-19 na região Oeste, onde existem 4497 casos ativos.

Utentes e colaboradores das várias estruturas residenciais para idosos existentes no concelho do Bombarral começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na passada quarta-feira.

Foi autorizado esta semana pelo Ministério das Finanças o investimento nas obras de remodelação e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica e áreas circundantes da unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste.

Todos os espaços públicos em que se verifica aglomeração de pessoas, designadamente a marginal, paredão e praia estão interditos na Nazaré, assim como a utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness) está proibida.
A Proteção Civil Municipal e a PSP da Nazaré realizaram na passada quinta-feira uma ação de sensibilização junto dos responsáveis pelas grandes superfícies do setor alimentar do concelho para que se evitem os cenários verificados nos últimos dias, de aglomerados de pessoas à espera de vez para entrar nos espaços.

São perto de 370 os munícipes atualmente apoiados com cabazes alimentares fornecidos numa parceria do Município do Cadaval, Banco Alimentar do Oeste e diversas entidades locais, totalizando mais de 150 agregados familiares do concelho abrangidos.

Onze doentes do Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré acusaram positivo no teste à Covid-19, revelou Nuno Batalha, presidente da mesa administrativa, indicando que estão “assintomáticos” e permanecem na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da instituição, da qual eram utentes, enquanto dois deles foram internados no Hospital de Leiria e encontram-se “estáveis”.

Faleceu no passado dia 12 o reverendo Francisco Pitinha, natural da vila de Atouguia da Baleia, onde residia.

No espaço de uma semana houve 61 óbitos associados à Covid-19 na região Oeste, o maior número de sempre em sete dias, elevando o total para 282. O concelho das Caldas da Rainha foi onde se registaram mais mortes – 17, sendo agora 58.

O caso mais preocupante nas Caldas da Rainha é o surto detetado esta semana na Santa Casa da Misericórdia (SCMCR), onde, de acordo com informação do delegado de saúde, Jorge Nunes, existem 107 casos positivos, após a testagem realizada na segunda-feira.